No dia do aniversário de Salvador, celebrado nesta quarta-feira (29), o secretário municipal de Cultura e Turismo, Pedro Tourinho, disse em entrevista ao Mundo Bahia FM que o show de Ivete Sangalo, Gilberto Gil, Caetano Veloso e Luedji Luna foi feito especialmente para a "Cidade da Música", como Salvador é conhecida internacionalmente pela Unesco. O show gratuito será no próximo domingo (2) e faz parte do Festival da Cidade.
Desenhado pela Fundação Gregório de Matos (FGM), órgão vinculado à secretaria de Cultura do município, o Festival, segundo Tourinho, vai demarcar um espaço no calendário, não só culturalmente, como também de forma turística. Além de conectar os soteropolitanos aos 474 anos da cidade, o evento visa trazer atividades culturais todos os dias e para todos os públicos.
Leia também:
“A gente está investindo para também ter um componente turístico para as pessoas de fora, e parte dessa estratégia de tornar isso um calendário nacional está também nesse último show que encerra o festival. A gente vai ter um show único feito para a cidade e, além disso, uma cobertura nacional desse show nas principais emissoras”, disse o secretário.
Entre as ações que começaram no dia 15 de março, e vão até o dia 2 de abril, estão dezenas de iniciativas ligadas à arte, música, gastronomia, esporte e lazer, espelhadas pelos quatro cantos da cidade. “Se você perceber tem muita coisa acontecendo na periferia também, é uma forma de valorizar esses locais”, disse Tourinho a respeito dos eventos descentralizados dos grandes pontos turísticos de Salvador.
O projeto Boca de Brasa, por exemplo, que acontece no Subúrbio Ferroviário, surgiu da Fundação Gregório de Matos. “Tem muito conteúdo de qualidade sendo produzido e sendo exibido na periferia de Salvador. A periferia é o grande polo de inovação e o desafio nosso é conectar a periferia com o centro", concluiu.