Um estudo recente realizado pela Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores indica que o setor atacadista cresceu em 7,1% em 2021, com faturamento de R$300 bilhões. A crescente garantiu a participação de 51,3% no mercado mercearil nacional.
O economista Edval Landulfo explica que a busca por melhores condições de compra vem gerando um aumento na procura da população por esse segmento.
Leia também:
"Nos últimos 3 anos, o atacarejo vem dando um salto extraordinário nesse setor de supermercado. Então, você pode ver várias pesquisas que vai mostrar que esse é um modelo de venda, do supermercadista, entre atacado e varejo, que acaba facilitando a vida do consumidor, porque ele vai garantir melhores negociações no volume de produtos e isso que tem favorecido nos últimos anos o consumidor", afirma.
Quando analisado o cenário de Salvador, o setor varejista também segue crescendo. O diretor da Secretaria de Desenvolvimento, Emprego e Renda do município, Franklin Gomes, destaca que, além da questão econômica, essa crescente também vem impactando positivamente no mercado de trabalho.
"Primeiro impacto é o impacto de obra, de construção, de novos negócios, que já geram um retorno muito relevante para a cidade. Desde o começo da gestão, pouco mais de um ano e meio, 14 empreendimentos de grande porte que gerou um investimento elevado. Segundo ponto é a mão de obra, a gente sabe que inaugurados esses empreendimentos, vamos ter uma mão de obra alta no setor varejista, no setor de grandes mercados", conta o diretor.
Já o diretor regional do Assaí Atacadista, Fábio Santos, afirma que a empresa é um exemplo de como um mercado varejista traz benefícios para a população. Recentemente, o empreendimento inaugurou a sua sexta loja na capital baiana, no bairro do Cabulo.
"A empregabilidade é um pilar muito importante para a Assaí Atacadista. Somos o segundo maior empregador varejista do país, para construção dessas unidades foram gerados 500 empregos diretos e indiretos, que movimentou toda a cidade. Ao todo, são 261 pessoas, sendo que mais de 95% do quadro reside no bairro do Cabula. Além disso, atualmente o Assaí Atacadista está com mais de 290 vagas para a unidade da Rótula do Abacaxi que em breve será inaugurada", destaca o Fábio Santos.
Ainda segundo a Secretaria de Desenvolvimento, Emprego e Renda, de 2020 até junho de 2022, o setor varejista foi responsável direto pela criação de cerca de 2,1 mil empregos na capital baiana.
Leia mais sobre Fala Bahia em iBahia.com e siga o Portal no Google Notícias.
Veja também: