A Prefeitura de Salvador entregou, nesta quinta-feira (20), 20 novos ônibus da empresa Plataforma Transportes. Os veículos contam com a tecnologia Euro 6, que reduz a emissão de poluentes e ruídos, além de serem equipados com ar-condicionado.
Fabrizzio Müller, secretário municipal de mobilidade, falou sobre a entrega. "Esta última leva de ônibus foi referente ao ciclo de renovação ainda de 2022, e os ônibus chegaram este ano em razão de atrasos da própria indústria automobilística", explicou.
Leia também:
O secretário também afirmou que a frota deve seguir sendo renovada durante o ano de 2023: A gente está fechando um cronograma para um novo ciclo de renovação, a ser iniciado ainda este ano, mas a gente ainda não tem datas precisas, que dependem ainda de alguns fatores que estão sendo finalizados junto às concessionárias.
Fabrizzio ainda respondeu se a entrega tem relação com o reajuste na tarifa do transporte público. "Esse processo é de renovação de frota (..) é claro que a tarifa tem que estar ajustada para que permita novos investimentos, exatamente investimentos como esses, que fazem parte de um ciclo tarifário de quatro anos".
Sobre a previsão de implantação da mudança no preço, o secretário afirmou que a Arsal, responsável pelo projeto, tem em seu cronograma um prazo entre o final deste mês e o início do mês de agosto.
Atualmente, Salvador tem 30% de veículos da frota equipados com ar condicionado, o que corresponde a 520 ônibus. 1.250 Veículos não climatizados ainda circulam na capital baiana.