A chegada dos festejos juninos, traz também a alta procura por produtos típicos da culinária nordestina, incluindo nas feiras e mercados municipais.
A Ceasa, em 2021, movimentou cerca de 2 milhões e meio de reais nas vendas de amendoim e 2,8 milhões de reais nas vendas de milho verde. Segundo a coordenadora operacional, Cristiane Dada, apesar do aumento no valor de alguns alimentos, é esperado um crescimento considerável nas vendas.
Leia também:
"O governo tem uma expectativa de aumento na movimentação da Ceasa neste período, por conta dos festejos juninos. Esperávamos mais, mas por conta do aumento dos preços dos produtos tivemos uma queda na comercialização. Mas a expectativa é de aumento de movimento em torno de 50% neste mês de junho, por conta da venda específica de milho e amendoim para São João, os produtos específicos", ressalta.
Nos mercados e feitas da capital baiana já é possível identificar o crescimento na procura pelos produtos da época. De acordo o com o coordenador da Secretaria de Ordem Pública, Paulo Cristiano Ferreira, a expectativa é que aumente ainda mais.
"Após dois anos de pandemia, esse ano já está com flexibilização, e é esperado um aumento de 70% nas vendas e de 70% também no fluxo dos clientes em mercados e feiras municipais", conta o coordenador.
Ele ressalta que as equipes de fiscalização foram ampliadas e os mercados estarão funcionando em horário especial. Até o dia 23 os estabelecimentos irão abrir as 7h e fechar às 18h até o dia 23 de junho. No dia 24 os mercados abrem às 6h até 13h.
Já as feiras, o horário de funcionamento será das 6h até às 18h até o dia 23, e no dia 24 de junho de 6h às 13h. Para quem está se preparando para o São João, a dica conferir as ofertas dos produtos juninos nesses locais.
Leia mais sobre Fala Bahia em iBahia.com e siga o Portal no Google Notícias.