No Papo Saúde desta semana, o Fala Bahia conversou com o infectologista Bruno Buzo sobre como se proteger das famosas viroses que acometem os foliões durante e após o carnaval.

De acordo com a Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur), a Bahia deve receber cerca de três milhões de turistas para curtir a festa. Somente em Salvador, um milhão de pessoas devem curtir nas ruas.
Leia também:
"Se você já está sentindo febre, dor no corpo, moleza ou outro sintoma forte, segura a empolgação", aconselha o infectologista Bruno Buzo. "E não vai para a rua, porque você pode acabar passando outros vírus para milhares de pessoas".
As dicas do especialista são claras: o mais importante é manter o corpo hidratado, descansado e bem alimentado. Dr. Bruno aponta que seguir essas orientações pode prevenir o contágio de doenças transmitidas por vírus e bactérias que causam infecções respiratórias e gastrointestinais, as mais comuns durante esse período de festas.
Alguns alimentos que ajudam a melhorar o sistema imunilógico antes do carnaval:
- Frutas ricas em Vitamina C: Laranja, Acerola, Kwi e Abacaxi
- Alimentos ricos em Zinco: como castanha e carne vermelha
- Alimentos com gorduras saudáveis: como abacate e azeite de oliva
- Carboidratos e proteínas: como ovos, pão integral e frango.
- Água
Os clásicos: quais as doenças que podem afetar os foliões no Carnaval 2025?
Durante a entrevista, Dr. Bruno apontou que as infecções respiratórias virais como a influenza e o rinovírus como os tipos de doenças mais comuns durante os dias de carnaval.
"Algumas gastroenterites virais e bacterianas também", comentou o especialista, chamando a atenção para os lanches vendidos ao longo dos circuitos de carnaval. "Os alimentos mal armazenados podem levar á desidratação por diarreia e vômito".

O especialista também apontou para o perigo das ISTs. "Depois do carnaval, a gente tem muitos casos de sífilis, gonorréia e HIV. Então se você vai pular carnaval, lembre-se que a camisinha é sua melhor aliada para prevenir infecções que podem ficar para o resto da vida."
Então aqui vai uma lista de hábitos que podem prevenir aquelas viroses que acamam vários foliões pós carnaval:
- Lavar bem as mãos com água e sabão; ou com álcool em gel;
- Se mantenha hidratado: beber uma garrafa de água para cada latinha de cerveja;
- Se alimentar bem antes de sair de casa para a folia; como açaí, pão integral, ovos e frango;
- Respeitar as 8 horas de sono necessárias;
- Evitar compartilhar copos e talheres com outras pessoas;
- Usar preservativo sempre.
Assista ao vídeo: