Já está disponível para a população o serviço do SAC Trabalhista, que foi inaugurado pelo Tribunal Regional do Trabalho da Bahia. A iniciativa, que segundo o órgão é pioneira no país, busca ajudar na resolução de qualquer demanda relacionada ao trabalho.
O diretor-geral do TRT e idealizador do projeto, Orocil Pedreira Junior, ressalta que o espaço, que fica localizado no TRT-5, no Comércio, visa ser um grande balcão de acolhimento e cidadania.
Leia também:
"O SAC Trabalhista foi inspirado no SAC, que todos os baianos conhecemos, que é um serviço de excelência em atendimento ao cidadão, só que como a justiça do trabalho tem um público, os seus usuários em geral, são da faixa mais vulnerável da sociedade, geralmente pessoas desempregadas que precisam de documentos ou de encaminhamentos pré ou pós audiências, então nós decidimos convidas alguns parceiros institucionais que já prestam esses serviços relacionado ao mundo do trabalho, e aqui então, montamos esses espaço que é um verdadeiro balcão de cidadania", explica o diretor-geral.
Orocil Pedreira Junior explica ainda, que o SAC Trabalhista está oferecendo serviços de diversas entidades parceiras, para que o trabalhador, que antes precisava procurar o ponto de atendimento de casa um desses lugares, posa, a partir de agora, tirar dúvidas e resolver as situações em apenas um local.
"Então a ideia, é que ele participe da sua audiência, faça seu acordo com a empresa, receba uma sentença trabalhista e aqui mesmo dê entrada no seguro desemprego, consulte um extrato das contribuições previdenciárias, consulte o saldo de FGTS, conseguir cursos de qualificação para ter uma requalificação profissional", indica Orocil.
O diretor-geral também destaca que no local é possível fazer denúncias no misturar público, além de pleitear uma vaga de trabalho no posto do Sine Bahia.
Para ser atendido no SAC Trabalhista, basta que a pessoa que tenha algum processo na Justiça do Trabalho compareça ao espaço, com CPF em mãos, de segunda a sexta-feira, das 8h da manhã às 3h da tarde.
Leia mais sobre Fala Bahia em iBahia.com e siga o Portal no Google Notícias.
Veja também: