O preço do gás de cozinha na Bahia vem sendo reajustado desde o final do ano de 2024. O último aumento foi no começo de fevereiro, chegando a custar 75% a mais do que em outros lugares do país.

Na Bahia, custo do botijão chega a comprometer até 11% do salário mínimo do cidadão, reajustado para R$1.518 em 2025. A produção do Fala Bahia conversou com o professor visitante de Ciências Econômicas da UESC, Leonardo Rodrigues Porto, para entender melhor a situação.
Leia também:
O especialista aponta que o maior fator para a diferença de preços entre o praticado na Bahia e o do resto do país é a falta de concorrência com a Refinaria de Mataripe.
"Além disso, a empresa adquire o petróleo a preços internacionais, o que inclui o custo do próprio petróleo, o preço do dólar e o frete. Esses custos são reajustados mensalmente e refletidos nos preços finais do gás.", explica o Leonardo.
Gás de cozinha gratuito com o programa "Gás para Todos"
Durante a conversa, o especialista também listou algumas situações que podem ajudar a baixar o preço do botijão de gás:

"A gente pode citar que houve medidas como redução da tarifa do gás natural pela Bahiagás, regulamentação do sistema de gás canalizado pela AGERBA e promoção de um mercado livre para o gás natural", citou o especialista.
O professor também chamou bastante atenção pra o programa "Gás para Todos", do Governo Federal, que vai substituir o atual Auxílio Gás.