Com a chegada dos festejos juninos, a Secretaria de Segurança Pública do Estado montou um esquema especial de segurança para o período. Entre as novidades desse ano está o sistema de reconhecimento facial, que já ajudou a retirar cerca de 260 criminosos das ruas.
De acordo com o tenente-coronel Maurício Marinho, que é responsável pela diretoria de planejamento da superintendência de gestão integrada da ação policial, destaca como a tecnologia funciona na captura dos criminosos.
Leia também:
"O sistema é feito com as câmaras, devidamente acoplado no banco de dados, que é o banco de mandados judiciais, com as fotos já alimentadas previamente. Então, identificando a pessoa, é feito todo um procedimento de checagem até pra verificar a validade mesmo, se aquele mandado está em aberto, fazemos a prisão e comunicamos a justiça. Então, esses procurados estão sendo presos e levados a justiça para responder pelos seus crimes", explicou o coronel.
Maurício Marinho ainda ressaltou que o reconhecimento facial será utilizado em diversas regiões do estado e na capital baiana.
"Estamos com 11 municípios recebendo essa tecnologia em caráter de teste, justamente para ser utilizado no São João. Na capital, estamos com quatro locais distintos de festividades. Periperi, Paripe, Pelourinho com as três praças, assim como, o maior de todos, que será o Parque de Exposição", afirma.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia, mais de R$9 milhões de reais foram empregados em efetivo e estrutura para garantir o esquema de segurança dos eventos. A Polícia Civil também vai intensificar as ações no São João. Cerca de 1.500 policiais vão atuar em Salvador, na Região Metropolitana e nas 232 cidades do interior do Estado.
Leia mais sobre Fala Bahia em iBahia.com e siga o Portal no Google Notícias.