O prazo para a declaração do imposto de renda termina na próxima semana, dia 31 de maio. Até então, mais da metade dos 34,1 milhões de contribuintes esperados já fez o registro no sistema da Receita Federal. Mas para aqueles que ainda vão fazer o processo, é preciso estar atento a data limite para evitar problemas.
O contador Roberto Francisco, ressalta a importância de se fazer o processo no período estipulado pela Receita Federal. Segundo ele, caso o contribuinte não cumpra com o exigido, além de multa, ele pode ter o CPF bloqueado.
Leia também:
"O primeiro ponto sobre a importância de se entregar a declaração do imposto de renda dentro do prazo estipulado pela Receita Federal, é o fato da pessoa física não ter que pagar multa de R$165 reais e alguns centavos. E o segundo ponto, é que se a pessoa não enviar a declaração, em algum momento ela pode ter seu CPF bloqueado, e aí ela não vai conseguir acessar conta corrente, vai ter o acesso a dados bancários negados até que ela faça a regularização do imposto de renda", explicou.
Entre os que devem prestar contas estão aqueles que receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559 reais no ano de 2021. O valor inclui salários, aposentadorias, pensões e aluguéis.
Para quem vai declarar o imposto pela primeira vez ou ainda não o fez, é preciso fica atento para não cair na malha fina.
Ainda segundo Roberto Francisco, o mais indicado para quem vai declarar imposto de renda é ter ajuda, mesmo para quem for fazer o processo sozinho.
"O mais indicado para quem nunca fez uma declaração de imposto de renda sozinho é que procure um profissional de contabilidade, ou procure os núcleos de apoio fiscal e de contábeis das universidade públicas e privadas. Elas oferecem ajuda, tem um serviço de apoio para quem vai declarar Imposto de Renda e nunca fez. Vai lá, tira as dúvidas, eles esclarecem e ensinam o passo a passo de como é que deve ser feito, de forma que você não vá fazer errado", disse.
Ele explique também, que caso a declaração seja feita de forma errada, o contribuinte pode cair na malha fina.
"Embora seja simples, tem algumas particularidades da Receita Federal, no Imposto de Renda, que se a pessoa errar, ela vai cair na malha fina", afirmou.
Ao todo, a Receita Federal espera receber cerca de 34 milhões de declarações este ano, mesmo número de documentos recebidos em 2021. Na Bahia são esperados aproximadamente 1,3 milhão de documentos.
Leia mais sobre Fala Bahia em iBahia.com e siga o Portal no Google Notícias.