Um levantamento feito pela rede SAC na Bahia indica que cerca de 84 mil documento estão guardados, esperando apenas a retirada dos proprietários nos 80 postos fixos espalhados no estados.
A coordenadora do SAC, Cecília Pereira, pede para que os donos desses documentos compareçam às unidades da rede para evitar o descarte dos materiais.
Leia também:
"Nós pedimos que a população, as pessoas que fizeram uma carteira de identidade, habilitação ou até mesmo passaporte, que retorne ao posto em que o serviço foi realizado para pegar a documentação que está lá. São mais de 43 mil carteiras de identidade, mais de 37 mil carteiras de habilitação e mais de 3 mil passaportes que só precisam ser retirados", conta.
Cecília Pereira reforça que o abandono de documentos nos postos gera problemas operacionais, além de prejuízo para os cidadãos, que já pagaram pelo serviço. Ela explica ainda, que cada documento tem um prazo específico para permanecer nas unidades.
"No caso da carteira de identidade, após o documento estar produzido, pronto no posto para que o cidadão pegue, caso ele não compareça, após 6 meses desse documento represado na rede SAC, ele é devolvido para o Instituto Pedro Melo que faz a incineração dessa documentação. A carteira de habilitação fica no posto SAC durante o período de invalidade dessa carteira e já o passaporte fica durante 90 dias. Então, após esse prazo, todos são devolvidos para os órgãos de origem para descarte", explica a coordenadora.
Para buscar o documento é preciso comparecer à unidade onde foi feita a solicitação e retirar, sem necessidade de agendamento prévio. Para ter acesso aos postos SAC é necessário apresentar comprovante de vacinação completa contra a Covid-19, incluindo as doses de reforço.
Leia mais sobre Fala Bahia em iBahia.com e siga o Portal no Google Notícias.