A construção do primeiro hospital municipal materno-infantil de Salvador foi anunciada nesta quarta-feira (29). A nova unidade de saúde vai ser acomodada nas instalações do antigo Hospital Salvador, localizado no bairro da Federação, que foi fechado em 2018 e reaberto em 2020 para cuidar exclusivamente de pacientes com Covid-19.
O hospital vai atender todo o ciclo materno-infantil e vai contar com 120 leitos de maternidade, entre clínica obstétrica, ginecológica; cuidado intermediário neonatal convencional e canguru; UTI materna e neonatal; além de salas de centro cirúrgico, obstétrico e leitos de recuperação pós-anestésico.
Leia também:
O espaço terá uma estrutura para atender com leitos de enfermaria, e um setor de urgência e emergência para crianças. Também estarão disponíveis dois pavimentos com 70 leitos destinados às mulheres, para cirurgias, exames e consultas especializadas.
Durante entrevista coletiva, o prefeito da capital baiana, Bruno Reis, afirmou que a intenção da gestão municipal é transformar a nova unidade em uma referência.
"Este equipamento vai servir para a gente trazer novas vidas para a nossa cidade, vidas que vão ajudar a gente a construir uma cidade cada vez melhor. Então, mais um sonho histórico em Salvador que nós estamos tirando do papel e tenho certeza que essa maternidade será referência."
O hospital de atenção infantil também vai oferecer atendimento a crianças em situação de vulnerabilidade e difícil acesso aos serviços de saúde, em uma ala que terá 70 leitos, além de mais 20 de pronto atendimento.