Neste sábado, 18 de maio, é considerado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, a data foi escolhida para conscientizar alertar pais e responsáveis aos sinais de abuso sexual infantil. Este foi o destaque no Fala Bahia desta sexta-feira (17).
Conhecida como Maio Laranja, a campanha acontece todos os anos para combater o abuso e exploração sexual infantil, de acordo com dados divulgados este anos pelo maiolaranja.com, a cada hora 3 crianças são abusadas no Brasil.
Leia também:
Nos cinco primeiros meses de 2024, o canal de atendimento disque 100, já registrou 663 denúncias de abusos sexuais em crianças na Bahia, sendo 83% desses casos em locais do cotidiano das vítimas.
Além disso, na maioria deles, o agressor é uma pessoa próxima a criança. Os dados são do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, atualizados no dia 15/05/2024.
Sinais de violência
Mesmo que as vítimas não denunciem explicitamente, apresentam sinais, alteração de humor, agressividade ou ficam introspectivas, segundo a conselheira tutelar em Salvador, Viviane Peixoto.
A conselheira disse ainda que tem muitos casos em que os familiares não acreditam que pais, padrastos ou tios sejam capazes de fazer algo, mas “a criança não inventa o abuso sexual do nada. Os pais devem acreditar nas vítimas e procurar ajuda urgente e denunciar à polícia”, completa Viviane.
A abertura para o diálogo com as crianças é uma das chaves para a prevenção e o combate aos crimes sexuais infantis.
Em caso de denúncia, ligue 100.