Motoristas com Carteira Nacional de Nabilitação (CNH) das categorias C, D e E tem até a próxima terça-feira, 30 de abril, para atualizar o exame toxicológico vencido. Aqueles que não cmprirem o prazo a infração é registrada automáticamente no Sistema Nacional de Trânsito, a partir do dia 1 de maio. Confira no destaque do Fala Bahia, desta sexta-feira (26).
O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran - BA) realizou campanhas educativas, no início do mês de abril, para alertar sobre o prazo. A CNH C, D e E correspondem a condutores de caminhão, caminhonete, ônibus, microônibus, van de carga ou passageiro e ônibus articulados.
Leia também:
Segundo o diretor geral do Detran, Rodrigo Pimentel, no final do prazo, a infração é registrada automaticamente no sistema caso os motoristas não realizem os exames e correm o risco de levar uma multa gravíssima, no valor de R$ 1.467.
Rodrigo destacou também que o exame é simples e o resultado sai em até cinco dias. Além disso, o procedimento pode ser realizado em qualquer laboratório ou em grandes redes de farmácia.
Exame tóxicológico
O exame toxicológico detecta o consumo, ativo ou não, de substâncias psicoativas nos últimos 90 dias de um motorista. A análise é realizada atarvés da amostra de cabelo ou unhas e o resultado sai em até cinco dias.
Ele voltou a ser exigido na Bahia, em 2016, após o Tribunal Regional Federal (TRF) revogar uma liminar que suspendia o processo no estado. Com a decisão, a cada dois anos e meio, os motoristas das categorias C, D e E precisam fazer o exame.