As campanhas de vacinação contra a Influenza e sarampo chegam ao fim nesta sexta-feira (3). Segundo dados mais recentes da Secretaria Municipal da Saúde de Salvador (SMS), menos da metade do público alvo foi vacinado até o momento.
Os dados indicam que para gripe, cerca de 26% da população foi imunizada, enquanto que para sarampo a taxa está em 37%. Para a coordenadora de imunização da pasta, Doiane Lemos, os números trazem um alerta para gestão e para a população.
Leia também:
"Isso preocupa bastante porque nós precisamos, através da vacinação, que a gente vai ter controle das doenças, desse número de vacinados, do alcance de cobertura vacinal. E a gente faz a sensibilização para que a população compareça as unidades de saúde para que ela possa ser imunizada", pede.
A coordenadora também alerta para o período, em que comum o vírus circular mais.
"A gente sabe que o vírus da Influenza tende a circular nos meses do inverno, e é justamente essa campanha acontece para evitar que a gente venha ter um impacto no sistema de saúde em relação a vírus respiratório no caso da influenza", avalia.
No momento os imunizantes estão sendo ofertados para um público prioritário que inclui crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas e idosos com mais de 60 anos para vacina contra Influenza. Já para sarampo, crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade e trabalhadores da saúde são o alvo da vacinação.
Com o fim da campanha, o alcance da imunização para esse público pode ser afetado.
"Nós estamos aguardando as diretrizes emitidas pelo Ministério da Saúde, através da Coordenação Estadual se, essa campanha será prorrogada, ainda mantendo os grupos prioritários como elegíveis, ou se será aberto para a população geral. Abrir para população geral significa que quem procurar unidade de saúde, a partir dos seis meses de idade, será contemplado com a vacina e aí pode ser que o saldo seja utilizado e aí, pode acontecer, o saldo seja utilizado e não venha a ter a exclusividade nessas duas fases da campanha", explica.
De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, a imunização está sendo ofertada em 156 salas de vacina.
Leia mais sobre Fala Bahia em iBahia.com e siga o Portal no Google Notícias.