Menu Lateral ibahia ibahia.com
iBahia > mundo bahia fm
Whatsapp Whatsapp
Fuzuê na Bahia FM

"É um lugar de retomada", diz Ju Moraes sobre os 4 anos da Sambaiana

Show que comemora a trajetória da Sambaiana acontece no feriado (08)

Vinícius Cunha • 05/12/2023 às 13:04 • Atualizada em 05/12/2023 às 14:53 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

A banda Sambaiana foi a atração desta terça-feira (08) do programa Fuzuê, da Bahia FM. As vocalistas Ju Moraes e Rayra Mayara conversaram com o Mundo Bahia FM e falaram sobre a importância do trabalho do grupo nestes quatro anos de história.

A banda Sambaiana participou do Fuzuê da Bahia FM. Foto: Tauany Rosa / Bahia FM

O Sambaiana começou em 2019, e nasceu da vontade de ver as mulheres como protagonistas no samba. "É mais do que uma banda, é um lugar político, de retomada, de posicionamento. A gente queria uma banda feminina, uma banda produzida por mulheres, onde a gente pudesse compor as nossas canções", conta Ju.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia mais:

Rayra, que sempre esteve ligada à música independente feminina, relata que são muitos os desafios de lutar pelo lugar de destaque da mulher na música.

"A gente acaba pagando o preço pela nossa política, por seguir acreditando nessa proposta só de mulheres. Como Ju falou, é um lugar político. As mulheres geralmente são conhecidas na história por essa coisa de organização, de nutrir, de receber, de organizar o samba, mas a gente também está pleiteando esse lugar do fazer musical", disse.

Primeiro audiovisual ao vivo do Sambaiana

Para comemorar o aniversário, as meninas farão no feriado desta sexta-feira (08) um show no Palco Toca Raul, localizado no Rio Vermelho. Foi no local que a Sambaiana teve suas origens.

"A gente queria muito ter um projeto de audiovisual ao vivo, porque a gente sabe que artisticamente é importante. Por mais que o nosso público goste do nosso trabalho no álbum, ver a gente tocando, perceber o quanto que aquele trabalho tá dentro da gente, tá no nosso corpo e faz parte do nosso ser, isso só o ao vivo é que consegue demonstrar. Então acho que vai ser um divisor de águas", avalia Ju.

O trabalho também é uma homenagem ao mês do samba, celebrado em dezembro. "Sempre senti muita falta de ver as mulheres protagonizando mais essa cena. Então é a oportunidade que a gente tem de uma dívida história com as mulheres, que sempre foram protagonistas do samba mas sempre foram colocadas à margem, só como musas, como as donas das casas que recebiam, e agora a gente tá no palco, no backstage, tocando os instrumentos", disse Ju.

Eventos no início de 2024

Apesar do audiovisual que será gravado nesta sexta ser a aposta de trabalho da Sambaiana para 2024, a banda não vai ficar parada no começo do ano que vem. O grupo promete eventos especiais para janeiro.

"Eu ainda não posso contar, porque estamos finalizando os trâmites, mas em janeiro e no carnaval a gente tem super eventos, que têm muito a ver com a gente, com a nossa proposta de levar o nosso samba para o Brasil. Já que conquistamos essa fatia em Salvador e na Bahia, a gente quer levar a Sambaiana para o Brasil todo e esperamos ter essa oportunidade neste verão", prometeu Ju.

Mulheres no Samba - Sambaiana + Convidadas

  • Onde: Palco Toca Raul, Rio Vermelho
  • Quando: 8 de dezembro, 16h
  • Quanto: Gratuito, através do Sympla

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM MUNDO BAHIA FM :

Ver mais em Mundo Bahia FM