Karine dos Santos Oliveira (@karinewakanda) é uma das mentes brilhantes da Forbes Under 30, palestrante TEDx, já passou pelo Shark Tank Brasil e, desta vez, trouxe inspiração de sobra ao Atitude. O programa da Bahia FM foi ao ar neste sábado (8) no 88.7 e também no YouTube.
A Wakanda Educação, fundada há três anos atrás por Karine, traz o empreendedorismo de impacto social como principal pilar, visando a emancipação da população negra. Mas o lado empreendedor da 'deusa' da Wakanda a acompanha bem antes do nascimento do método, assim como as influências que a estimularam.
Leia também:
Conheça mais da história de Karine Oliveira, da Wakanda Educação
"Eu sou nascida e criada no Engenho Velho da Federação, filha de uma líder comunitária e de um mestre de obras também de lá. Tive uma infância das melhores, brinquei na rua de bate-lata e dentre de outras coisas. Dividi muito equipamento, bicicleta, patinete com a galera... E somente com 19 anos que eu tive meu primeiro trabalho de carteira assinada, que foi junto com a minha mãe. Ela trabalhava dando formação em economia solidária que basicamente hoje é um pouquinho da economia criativa misturada com ESG", começou Karine.
O início da vida profissional da jovem foi o primeiro passo para ingressar no mundo da educação. Atuar no segmento com formação em economia solidária e buscar conhecimentos na área do empreendedorismo abriram caminhos para fundar a Wakanda em 2018. Até lá, Karine trabalhou como funcionária pública, escreveu projetos e um momento em específico uma 'chave' virou na mente dela, quanto a necessidade de criar a Wakanda Educação:
"Teve um dia que eu estava indo para um evento aqui em Salvador e o nome do evento era 'Como conseguir investimento em Salvador'. Naquela época, o pessoal me pedia muito para trazer a galera de periferia, né?! Padeiro, tatuador, designer de unha... Enfim, porque o nome do evento era para conseguir dinheiro em Salvador, investimento. E aí quando chega lá o pessoal só fala de Startup. Cinco homens brancos só falando de Startup com um bocado de jargão técnico e o pessoal de lá do fundo querendo comer meu pescoço, porque eles foram para o evento e até então ninguém disse que era só para startups", contou.
Ao final do evento, Karine aproveitou para tirar todas as suas dúvidas e passar adiante as respostas: "Anotei cada palavrinha que eu não tava entendendo. No final, sempre perguntam 'alguém tem alguma dúvida' e eu falei. 'O quê é pitch?', 'o quê é evaluation?'... Comecei a pegar essas coisas e traduzi. Eu consegui provocar o cara que tava lá na frente, mas também quando saí do evento conseguir explicar pra galera que tava aqui fora o que é que era cada coisa".
Wakanda Educação
A Wakanda Educação Empreendedora (@wakanda_educacao) entende que empreender nem sempre é fácil e muitos utilizam do artifício por necessidade. O método consiste em oferecer a experiência no formato de imersões práticas, onde o aluno exercita conteúdos com o objetivo de criar estratégias para fortalecer pontos frágeis do empreendimento numa atmosfera descontraída.
Ao sair da sessão de cinema do filme "Pantera Negra", Karine afirmou ter ficado ainda mais forte e alegre com a potência do longa. Aliando a inspiração e os conhecimentos adquiridos por ela durante a trajetória com o empreendedorismo, nasceu a Wakanda Educação.
A ideia da 'deusa' foi tentar fundar um 'Sebrae' da quebrada, apoiando empreendedores por necessidade - sendo a sua maioria empreendimentos periféricos, liderados por mulheres negras.
Forbes Under 30
Em 2020, a capa da Forbes contou com um rostinho baiano e muita representatividade. Karine esteve entre as 30 mentes brilhantes do Forbes Under 30 e compartilhou a sensação de ter sido destaque no ano:
"Foi uma conquista. Eu acho que é um sonho de qualquer empreendedor é realmente sair não só na Forbes, como na capa da Forbes. Foi uma conquista muito grande, mas eu entendo que ela não foi sozinha. Uma das coisas mais legais que a gente tem com esse trabalho de rede é que a foto daquela capa da Forbes foi tirada aqui em Salvador, por um aluna minha chamada Lanes Lane Silva, que é de lá de Sussuarana, e foi a minha aluna de 2018", disse Karine.
Shark Tank Brasil
Outro momento marcante da trajetória de Karine Oliveira e da Wakanda foi o Shark Tank Brasil, onde o empreendimento recebeu quatro propostas de quatro dos cinco grandes 'sharks' que representam o reality.
Assista ao Atitude deste sábado (8) com Karine Oliveira no 'Veio da Periferia':