Márcio Lima, presidente estadual e vice-presidente nacional da Central Única das Favelas (CUFA), visitou a Rede Bahia nesta quarta-feira (20) e participou do programa Fuzuê, da Bahia FM. Ele conversou com o Mundo Bahia FM e falou sobre a expectativa para a Expo Favela Innovation Bahia, que acontece nos dias 22 e 23 de setembro.
Para Márcio, a importância histórica da Bahia como referência no cenário do empreendedorismo foi essencial para a Expo Favela chegar ao estado pela primeira vez em 2023.
Leia também:
"A Bahia é um grande caldeirão produtivo. Quando o Brasil foi descoberto, o grande polo industrial foi aqui no Subúrbio Ferroviário em Salvador, onde se descobriu o petróleo, se desenvolveu a indústria têxtil, onde as pessoas foram escravizadas e aprenderam a empreender para sobreviver. (...) Então trazer a Expo Favela para a Bahia é potencializar o nosso território, que sempre empreendeu", explicou.
Na programação do evento, estão artistas e personalidades nacionais, além de empresários e empreendedores que são referência no país. Entre os artistas que vão se apresentar, estão a banda Família Tríplice, o cantor Lazzo Matumbi e o rapper MV Bill.
"O objetivo é conectar e ressignificar a vida daquele empreendedor da favela que achava que o negócio dele não tinha visibilidade, não podia impulsionar (...) O empreendedor do nosso território precisa fazer parte desse momento e saber que não existe uma barreira, uma diferenciação. (...) A favela não é carência, a favela é potência", disse Márcio.
Sobre a expectativa de público da Expo Favela, Márcio afirma que no início do ano era estimada uma média de 1.500 pessoas por dia, mas que com a grande repercussão nas redes sociais, a organização espera superar este número. Além disso, caravanas de cidades do interior, como Alagoinhas, Feira de Santana, Inhambupe, Itabuna e Maraú, também vão marcar presença.
Márcio Lima também falou sobre a parceria da CUFA com a Rede Bahia e elogiou a presença do grupo de comunicação na Expo Favela Innovation Bahia através do "TVBahiaVerso", stand da TV Bahia que explora a tecnologia da realidade virtual.
"Quando eu vi o projeto do TVBahiaVerso, eu fiquei muito feliz, porque essa tecnologia estará acessível para as pessoas, e os jovens poderão se conectar com os programas da Rede Bahia, que é uma grande parceira nas ações da CUFA e não poderia estar de fora em um grande evento como esse", contou.