O terremoto que atingiu o Marrocos, na África, causou uma tragédia com números assustadores, meso que ainda em análise, na noite da sexta-feira (8). De acordo com o Ministério do Interior, cerca de 820 pessoas morreram e 672 ficaram feridas no desastre.
De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o tremor atingiu 6,8 na escala Ritcher, na província de Al Haouz, no sul do país. O epicentro do terremoto foi uma profundidade de 18,5 quilômetros (km), cerca de 72 km a nordeste de Marrakesh, pouco depois das 23h no horário local, 19h no Brasil.
Leia também:
Imagens feitas durante e após a situação mostram o tamanho do estrago que o terremoto causou. Em um deles, pessoas correm para se proteger. Em outros, surgem as ruínas do que antes eram prédios. Assista abaixo
650 mortos, assustador terremoto em #Morocco #Marrocos cenas de câmeras de segurança flagram o trágico dia no país. 😭 lamentável! pic.twitter.com/lYkrzxLu2e
— Rosana Fernandes (@rosanadaderio) September 9, 2023
A vice-governadora do Ceará, Jade Romero, foi uma das brasileiras que sentiu o tremor. Ela e uma comitiva do governo estavam no país, para participar da X Conferência Internacional de Geoparques da Unesco, que está previsto para acontecer em Marrakech.
O evento servirá para o Ceará apresentar a candidatura do Araripe Geopark Mundial para sediar a XI Conferência Internacional de Geoparques Mundiais, no Cariri. O evento congrega participantes de 195 geoparques, de 48 países.
É um alívio receber a notícia de que estão bem e em segurança a nossa vice-governadora, Jade Romero, e a comitiva que representava o Ceará em um evento na região de Marrakech, no Marrocos. (+) pic.twitter.com/4vOKNhOzIY
— Elmano de Freitas (@elmanooficial) September 9, 2023
Nas redes sociais, Jade tranquilizou os seguidores e informou que todos estão bem, em local seguro. “Aqui em Marrakesh, no Marrocos, fomos surpreendidos com um terremoto de magnitude 7, de acordo com o Centro Alemão de Pesquisa em Geociências. Toda nossa comitiva do Governo do Estado do Ceará está bem e em local seguro, seguindo os protocolos de segurança”, disse.
A embaixada do Brasil em Rabat informou que, até o momento, não há notícia de brasileiros mortos ou feridos em decorrência do terremoto.
A embaixada brasileira destacou que acompanha com atenção os desdobramentos do terremoto e manifestou solidariedade “neste momento de grande pesar pelas perdas humanas e materiais decorrentes do abalo sísmico”. Um número de plantão foi disponibilizado pela embaixada: +212 661 16 81 81 (inclusive WhatsApp).
🚨 URGENT
— TFT MOROCCO (@TFT_Morocco) September 8, 2023
Les premières vidéos des dégâts du séisme commencent à être publiées ! 😥🇲🇦
pic.twitter.com/heK280kiXd
Marrocos sob ataque climático - depois da tempestade de areia no mês passado, nesta noite de sexta-feira um terremoto atingiu o país, considerado o mais devastador registrado na história de Marrocos.
— Karina Michelin (@karinamichelin) September 9, 2023
O Serviço Geológico dos EUA disse que o terremoto teve uma magnitude de 6,8 na… pic.twitter.com/4zoUWH0eNE
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!