Depois de quatro dias de buscas, na última quinta-feira (22) a Guarda Costeira dos Estados Unidos confirmou a morte dos cinco tripulantes do submarino Titan por uma implosão. Horas antes do anúncio oficial, uma tampa traseira e uma estrutura de pouso que pertenciam ao submarino tinha sido encontradas na área de busca.
"Os destroços [encontrados] são consistentes com uma implosão catastrófica da câmara de pressão", afirmou o porta-voz da da Guarda Costeira, John Mauger.
Leia também:
A Marinha norte-americana também confirmou que detectou, horas após o submersível mergulhar no Atlântico no domingo (18), "uma anomalia consistente com uma implosão ou explosão nas proximidades de onde o submersível Titan estava operando quando as comunicações foram perdidas".
Em termos técnicos, algo implode quando um objeto colapsa em direção ao seu centro, por causa de pressões extremas que ultrapassam o nível suportado pela embarcação. O desequilíbrio faz com que a água entre na cápsula. A situação é o contrário de uma explosão, na qual a força que leva à destruição é liberada para fora a partir do interior do objeto.
Não se sabe qual o motivo que teria levado à tragédia do submarino Titan. Entretanto, a pressão da água pode ter sido um fator determinante, já que aumenta progressivamente conforme a profundidade da embarcação náutica.
Um vídeo publicado no TikTok conhecido como "starfieldstudio" publicou uma animação em 3D que simula a implosão. Veja:
@starfieldstudio Submarine implosion demonstration. Educational #submarine #titan #titanic ♬ Amityville Horror - Scary Halloween Sound Effects - Halloween Sound Effects
Segundo o professor do curso de engenharia naval da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e supervisor do laboratório de simulação naval, Thiago Pontin Tancredi, o material utilizado na construção do submarino também pode ter sido um fator porque os estudos comportamentais em pressões diferentes da água ainda são muito raros.
"Quando submerge e emerge, [o submarino] vai acumulando danos. Não é porque fez a missão uma vez que é seguro. Fazer a missão uma vez significa que ele estava bem dimensionado, mas vai acumulando amassados e trincas, o que pode levar a uma falha estrutural", disse ao g1. "Como é feito de fibra de carbono, a implosão pode ter causado um efeito similar ao vidro estilhaçado, se partindo em muitos pedaços. Já as partes em titânio devem se comportar como metal, ficando retorcidas", concluiu.
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!