O ex-premiê japonês Shinzo Abe morreu após ser alvo de um atentado nesta sexta-feira (8), na cidade de Nara, perto de Quioto. O suspeito do ataque foi identificado como Tetsuya Yamagami, de cerca de 40 anos. Ele é acusado de homicídio e usou equipamento semelhante a uma arma de fabricação caseira.
Shinzo Abe ficou conhecido como um dos mais importantes líderes japoneses do pós guerra. O político morreu aos 67 anos. Ele foi premiê do Japão entre 2006 e 2007, antes de ocupar a posição de forma permanente de 2012 a 2020, pelo Partido Liberal Democrata, de centro-direita.
Leia também:
Esses oito anos fizeram de Shinzo o primeiro-ministro com mais tempo no poder. Ele renunciou ao cargo por questões de saúde, uma vez que havia sido diagnosticado com uma úlcera grave.
A política já estava presente na família de Abe. O avô dele, Nobusuke Kishi, ocupou o mesmo cargo entre 1957 e 1960. Ele também foi vítima de uma tentativa de assassinato, mas sobreviveu. O pai de Shinzo Abe, Shintaro Abe, também atuou como secretário-chefe do gabinete, considerada a segunda posição mais poderosa do Japão.
Decisões
Shinzo era um nacionalista ao extremo e tomou algumas atitudes que irritaram potências internacionais, como visitar o controverso Santuário Yasukuni, local que os EUA, por exemplo, considera uma homenagem a criminosos da 2ª Guerra Mundial.
Ele irritou os países orientais Coreia do Sul e China ao permitir que o Japão lutasse ao lado de aliados no exterior.
No encerramento dos Jogos Olímpicos do Rio, Shinzo apareceu vestido de Mario Bros para anunciar as Olimpíadas do Japão.
Luto
O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, lamentou a morte do ex-premiê e disse que ele era um "grande amigo do Brasil". O presidente decretou luto de três dias em homenagem ao líder japonês.
"Recebo com extrema indignação e pesar a notícia da morte de Shinzo Abe" publicou. "Líder brilhante e que foi um grande amigo do Brasil. Estendo à família de Abe, bem como aos nossos irmãos japoneses, a minha solidariedade e o desejo de que Deus cuide de suas almas neste momento de dor."
Leia mais sobre Mundo no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!