O rei Charles III liderou o segundo dia de cortejo com o corpo da rainha Elizabeth II nesta segunda-feira (12), em Edimburgo, capital da Escócia. O carro fúnebre passou pelas ruas da cidade em marcha acompanhada também pelos outros filhos da monarca e sob os olhares de uma multidão.
O corpo da rainha deixou o Castelo de Balmoral, onde ela morreu, e iniciou o traslado no domingo (11). Foram seis horas de viagem até chegar no Palácio de Holyroodhouse, onde passou a noite.
Leia também:
A procissão foi retomada na tarde desta segunda, até a Catedral de Saint Giles, onde o caixão com o corpo da rainha seguirá disponível para visitação. Centenas de pessoas formaram fila ao longo da tarde para se aproximar e se despedir. Eles terão 24h.
Na terça-feira (13), o caixão será enviado a Londres em um avião. Haverá visitação e, na próxima segunda-feira (19), acontece o enterro. Autoridades mundiais, incluindo o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, devem estar presentes.
Caixão escoltado
O caixão chegou à Catedral de Saint Giles em um carro funerário escoltado por Charles, vestido com trajes militares, que incluem um kilt escocês.
Os outros filhos da rainha, Anne, de 72, e Edward, de 58, também usavam uniforme. Já Andrew, de 62 anos, não estava uniformizado.
De acordo com o g1, ele era considerado o "filho predileto" de Elizabeth II, mas a própria rainha o despojou das honras militares meses atrás, como resultado de acusações de agressão sexual a uma menor de idade nos Estados Unidos.
Com o início do último e longo adeus à falecida monarca, o país dá sequência ao protocolo de posse do novo rei, que horas antes se dirigiu ao Parlamento britânico pela primeira vez.
"Diante de vocês, não posso deixar de sentir o peso da História que nos cerca e que nos lembra das tradições parlamentares vitais a que os membros das duas Câmaras se dedicam com tanto compromisso", afirmou Charles III em seu primeiro discurso para a Câmara dos Comuns e a Câmara dos Lordes.
Her Majesty The Queen’s coffin is taken in Procession to St Giles’ Cathedral.
— The Royal Family (@RoyalFamily) September 12, 2022
Draped with the Royal Standard in Scotland, the coffin was flanked by the Bearer Party from the Royal Regiment of Scotland, and escorted by The King’s Body Guard for Scotland and The Queen’s children. pic.twitter.com/GSqcifVGWP
Leia mais sobre Mundo no ibahia.com e siga o portal no Google Notícias
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!