icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
MUNDO

Polícia identifica terroristas das explosões de Boston

O atentado foi orquestrado por dois irmãos, naturais da Chechênia

foto autor

19/04/2013 às 11:12 • Atualizada em 02/09/2022 às 7:18 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
De acordo com o jornal The Guardian, o Federal Bureau of Investigation (FBI) identificou um dos suspeitos de promover o atentado terrorista na maratona de Boston que deixou três pessoas mortas, dentre elas um garoto de oito anos. Dzhokhar Tsarnaev, de 19 anos, é natural do Chechênia. Ele ainda está à solta na cidade de Boston e, de acordo com a polícia, está "fortemente armado".
Dzhokhar Tsarnaev, de 19 anos, está à direita em foto publicada em seu perfil nas redes sociais
O The Atlantic Wire identificou o perfil do acusado em uma rede social russa, uma espécie de Facebook, onde ele fez o login pela última vez ontem. Na Internet, ele se identifica como islamista. Dzhokhar estava há mais de sete anos nos Estados Unidos, onde morava na cidade de Cambridge, que também fica no estado de Massachusetts.
A polícia de Boston divulgou fotos de Dzhokhar para que a população ajude nas buscas
O irmão mais velho dele, Tamerlan Tsarnaev, 26, era o outro suspeito pelo atentado. Segundo o Guardian, Tamerlan foi morto a tiros em confronto com a polícia na noite desta quinta-feira (18), após uma perseguição dramática que deixou um oficial gravemente ferido. Um outro policial foi morto pelos irmãos no campus do Massachussets Institute of Techonology (MIT).
Irmãos antes do atentado (acima) e Dzhokhar fugindo após as explosões
Inicialmente identificado como "Suspeito Um", Tamerlan foi encaminhado para o hospital Beth Israel, onde não resistiu aos ferimentos e morreu. Já o seu irmão, Dzhokhar escapou do veículo após a perseguição e conseguiu fugir dos policiais.Tamerlan foi atingido por múltiplos disparos e morreu no hospital[youtube C4E75EKE7ns]O suposto terrorista agora se encontra na região do distrito de Watertown, forçando com que as autoridades locais exortassem os moradores a permanecerem em suas casas. Todos os meios de tranporte público da região pararam de funcionar, incluindo táxis, segundo o governador do estado, Deval Patrick, que estendeu esse pedido à toda a população de Boston. Imagens do tiroteio em Watertown foram feitas por moradores da região:[youtube _EKMUi-X2Hs]Segundo a polícia da cidade, Dzhokhar está fortemente armado e é extremamente perigoso. "Não abram suas portas. Fiquem em casa. Acreditamos que esse homem é um terrorista e precisamos prendê-lo", declarou o chefe de polícia do estado de Massachusetts, o coronel Timothy Alben.Tamerlan De acordo com o The Guardian, o irmão mais velho, Tamerlan Tsarnaev, 26, mantinha uma conta no Youtube onde tinha um playlist dedicada ao terrorismo, ao Islã e ao cantor chechênio Timur Mutsuraev - que está em exílio por cantar exortando a Chechênia em sua luta por independência em relação à Rússia. Em fotografias de 2010, tiradas por Johannes Hirn, Tamerlan é visto em uma academia onde costumava praticar boxe. Ao fotógrafo, o suspeito teria declarado: "Eu não tenho nenhum amigo americano, não entendo eles". Durante a sessão de fotos, ele também se apresentou como um muçulmano devoto.
Em 2010, Tamerlan chegou a dizer que preferia competir pelos Estados Unidos do que lutar pela Rússia
Tamerlan afirma que deixou de fumar e tomar bebidas alcóolicas e que não costuma tirar a camisa durante os treinos para não dar ideias ruins às meninas: "Eu sou muito religioso", diz.Na ocasião, Tamerlan também chegou a declarar que, se vencesse lutas o suficiente, poderia ingressar na equipe olímpica de boxe dos Estados Unidos. Ele também explica que, se a Chechênia não conseguir sua independência, ele preferiria competir pelos americanos do que pelos russos. Matéria original Correio 24h Polícia identifica terroristas responsáveis pelas explosões de Boston

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Mundo