Convencida de que havia ouro no subsolo de sua casa, no Peru, uma mulher construiu um enorme túnel subterrâneo com vigas e luz elétrica, e acabou destruindo os alicerces de uma casa vizinha. O caso aconteceu em Rímac, distrito de Lima considerado Patrimônio Mundial pela Unesco, e afetou casas coloniais.
- Como seu banheiro é contíguo ao meu, sentia que batiam. Perguntei à vizinha o que estava acontecendo e me disse que estava trocando o encanamento. Disse a ela que tomasse cuidado, porque nossas casas são antigas e podiam cair- contou Raquel Santiago, vizinha e dona da casa danificada.
Ela conta ainda que via uma movimentação diária de trabalhadores na casa da vizinha, mas não suspeitou de nada. Dias depois, no entanto, seu filho entrou em casa e sentiu que o assoalho afundava a casa pisada.
- Ele trouxe algo para levantar o piso, apenas o moveu, e viu o imenso buraco embaixo da sala de casa- explicou Santiago.
Abaixo da casa havia um túnel reforçado com vigas e até luz elétrica. O buraco começava no banheiro da vizinha e se estendia pela cozinha, banheiro e sala de Santiago.
Raquel Santiago prestou queixa às autoridades de Rímac. O Ministério da Cultura e a Defesa Civil também intervieram no caso. Até o momento, a vizinha foi apenas multada e se comprometeu a reparar os danos a Santiago.
- Ela disse que estava procurando ouro, que há um tesouro ali. É o que dizem os vizinhos. Afirmam que quando sua família vivia na casa, guardavam ouro debaixo do solo. Supostamente havia um padre para quem as pessoas davam seus tesouros para serem guardados ali, já que não havia bancos- disse Santiago, afirmando ainda que os pedreiros começaram o trabalho de reparação na segunda-feira.
Leia também:
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!