O sociólogo italiano Domenico De Masi teve a morte confirmada neste sábado (9), aos 85 anos. Autor de mais de 20 livros e considerado como um dos pensadores mais influentes do final do século XX, o sociólogo não teve a causa da morte anunciada.
De acordo com o jornal italiano 'Il Fatto Quotidiano', De Masi descobriu que estava doente no dia 15 de agosto, durante as férias em Ravello, na costa Amalfitana.
Leia também:
O sociólogo, nascido em Rotello, em 1983, tinha o título de Cidadão Honorário do Município do Rio de Janeiro. Entre as obras de destaque de De Masi estão "O Ócio Criativo", best-seller de 1995, "Desenvolvimento Sem Trabalho", "A Emoção e a Regra" e "O Futuro do Trabalho".
Na redes sociais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou o falecimento de De Masi. O petista teve um encontro com o sociólogo em junho deste ano durante a passagem do brasileiro por Roma.
"Estou surpreso e triste pelo falecimento do meu amigo, o sociólogo Domenico de Masi, que encontrei pela última vez, há menos de três meses, em Roma. Estava, como sempre, animado, com análises inteligentes e cheio de ideias e planos. [...] Serei eternamente grato pela visita que fez quando eu estava preso em Curitiba. Fiquei feliz em poder reencontrá-lo na sua querida Itália."
Estou surpreso e triste pelo falecimento do meu amigo, o sociólogo Domenico de Masi, que encontrei pela última vez, há menos de três meses, em Roma. Estava, como sempre, animado, com análises inteligentes e cheio de ideias e planos.
— Lula (@LulaOficial) September 9, 2023
Intelectual incansável e homem público… pic.twitter.com/Vzcf0zeCzE
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!