icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
'Titan'

Conheça estrutura de submarino que desapareceu em visita ao Titanic

Embarcação comporta até cinco pessoas e pode chegar a 4 mil metros de profundidade

foto autor

Redação iBahia

20/06/2023 às 15:30 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

				
					Conheça estrutura de submarino que desapareceu em visita ao Titanic
Foto: Reprodução / Redes sociais

Na última segunda-feira (19), um submarino utilizado para levar pessoas para os destroços do Titanic, navio que afundou em 1912, desapareceu no Oceano Atlântico. Até então, o grupo não foi encontrado e operações de resgate seguem ocorrendo nos Estados Unidos e Canadá.

De acordo com o site oficial da fabricante do submersível, chamado "Titan" (modelo similar ao que desapareceu", a OceanGate, o submarino é feito de carbono e titânio e pode alcançar 4 mil metros de profundidade. Além disso, alcança uma velocidade de de 5,5 km/h.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

Para realizar a expedição, uma embarcação grande sai do Canadá, carregando o submersível, numa expedição que dura 8 dias. O veículo tem 6,5 de comprimento por 3m de largura e cabe até cinco pessoas.

Em um vídeo publicado pelo CEO da OceanGate, para a CBC de Newfoundland, dentro do submarino Titan há três telas, uma com informações da navegação, outra voltada para o sonar e uma tela maior, ao fundo, em que imagens são exibidas para os passageiros. A embarcação é dirigida por um aparelho, como uma mente de video grame.

Para chegar até o Titanic, o submersível precisa descer a uma profundidade de 3.800m no fundo do Atlântico. Operado pela White Star Line, o navio inaugural afundou em 1912, após colidir com um iceberg. Os restos do maior navio da sua época ficam a cerca de 600 km da costa de Newfoundland, no Canadá.

A empresa OceanGate Expeditions oferece passeios ao ponto de naufrágio por oito dias. Os pacotes de viagens custam ao menos US$ 250 mil (R$ 1,19 milhão).

Buscas

Equipes de resgate dos Estados Unidos e Canadá estão trabalhando em conjunto para encontrar o submarino. Segundo o jornal O Globo, a Guarda Costeira americana explicou que as operações de busca são complexas. Tanto na superfície, quanto debaixo d'água, o procedimento envolve uma região "de quase 1.450 quilômetros ao leste de Cape Cod, a uma profundidade de cerca de 4.000 metros".

Ainda segundo informações, após o mergulho, o Titan enviava sinais para um barco na superfícia, o Polar Prince, a cada 15 minutos. De acordo com o jornal britânico "The Sun", a última mensagem desse tipo foi recebida pela embarcação quando o submersível já estava próximo dos destroços do Titanic, no Atlântio Norte, a cerca de 600 metros da costa do Canadá e a 3.810 metros de profundidade.

A possível localização do Titan fica a 3.352 metros mais fundo do ponto da operação de resgate subaquática mais profunda e bem-sucedida realizada até hoje.

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Mundo