Na noite desta terça-feira (6), toda enorme audiência do Big Brother Brasil parou para ouvir o discurso de Tiago Leifert. Mas não era um discurso de eliminação, tão aguardado por todos as noites de terças. Era muito mais importante. Um discurso sobre racismo, sobre ser antirracista e sempre o movimento Black Power.
A atitude do apresentador foi motivada por acontecimentos dos últimos dias na casa. No último sábado (4), Rodolffo disse que o cabelo black power de João se parecia com a peruca do homem das cavernas, utilizada no Castigo do Monstro. Incomodado e ofendido, João trouxe o assunto na noite de segunda-feira (5) durante o Jogo da Discórdia.
Durante o discurso, Tiago explicou para Rodolffo a simbologia do cabelo de João e toda importância do movimento black power. Mas, em poucos minutos, não dá para entender toda a história de um símbolo de resistência.
Como Camilla de Lucas pontuou, após a fala do apresentador, é papel dos brancos estudar e se informar. Então, confira um resumo do que significa esse movimento.
Surgimento do nome
A história do black power começa em 1920, com um ativista jamaicano chamado Marcus Garvey. Na ocasião, ele questionava os processos de alisamento que homens e mulheres negras passavam para entrar em um padrão.
O termo black power, no entanto, só foi criado em 1966 por Stockley Carmichael, um ativista do movimento negro americano.
Nesse período, o movimento negro nos Estados Unidos, tornou os fios volumosos e em formato arredondado em símbolo de luta e resistência. Nesse contexto, Carmichael afirmou que “o que vamos começar a dizer agora é poder negro”. Poder negro que, em inglês, significa black power.
Pantera Negra
Um dos grupos americanos que mais ressaltou a beleza e força do black power foram os Panteras Negras. Como uma das pautas do grupo era a aceitação da beleza negra, o cabelo não ficou de fora.
Angela Davis, ativista e integrante dos Panteras Negras, sempre ostentou seu black power desde a juventude. Davis é um dos principais nomes na luta pelo direito dos negros.
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!