Atire a primeira pedra quem nunca cometeu uma gafe durante uma viagem para outro país ou continente, mesmo com ajuda da tecnologia. Mas, segundo pesquisa do site Booking.com, turistas brasileiros, ao usar aplicativos, costumam errar menos que viajantes de outros países latino-americanos. À lista de perrengues, somam-se a pronúncia errada de palavras no idioma local e uso de roupas inadequadas.
O uso de aplicativos não evita gafes para 68% dos turistas brasileiros durante suas viagens. Parece muito, mas, em comparação com outros países latino-americanos, até que estamos bem. Entre os colombianos, por exemplo, 82% assumem que já passaram por situações embaraçosas. O índice entre os mexicanos é de 80%, enquanto entre os os argentinos o percentual é de 73%.
Para chegar a esses números, o Booking.com entrevistou 20.500 turistas de 28 países. Segundo o levantamento, os japoneses e os holandeses são, na avaliação geral, os que menos erram quando dispõem de um aplicativo: os índices são de 54% e 59%, respectivamente.
Um dos problemas mais comuns é não entender as instruções que os aplicativos fornecem, o que deixa muita gente, literalmente, perdida durante os passeios. Entre os brasileiros, 27% dos viajantes entrevistados já passaram por essa situação. Novamente, estamos à frente dos demais latino-americanos no quesito 'os menos perdidos'.
De acordo com a pesquisa, turistas de Hong Kong são os campeões do perrengue: 51% deles admitiram que já se perderam durante a viagem. Já os donos do pedaço e da situação, ou seja, os que menos entendem errado as instruções e raras vezes se perdem no caminho são os holandeses (15%), os russos (18%), os belgas e alemães, empatados com 19%.
A pesquisa também revelou que dois em cada dez brasileiros pronunciam palavras erradas no idioma do país visitado. E pelo menos 15% já passaram por situações delicadas, como errar no guarda-roupa ou fazer um pedido equivocado em um restaurante. Ainda assim, 46% dos entrevistados acabam vendo graça nos apuros. Rir por último é sempre bom.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
Redação iBahia
AUTOR
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade