A Mattel anunciou nesta terça-feira (25) o lançamento da primeira Barbie com síndrome de down. De acordo com a empresa, a boneca foi criada para permitir que mais crianças se vejam na Barbie, além de gerar uma reflexão sobre o mundo ao seu redor.
"A boneca Barbie com síndrome de Down tem como objetivo inspirar todas as crianças a contar mais histórias por meio da brincadeira”, disse a Mattel em comunicado.
Leia também:
O novo brinquedo faz parte da linha Fashionistas 2023, totalmente focada em diversidade. A boneca foi criada em colaboração com a National Down Syndrome Society (NDSS) para garantir que reprsente com precisão uma pessoa com síndrome de Down.
"Isso significa muito para nossa comunidade, que pela primeira vez pode brincar com uma boneca Barbie que se parece com eles. Essa Barbie serve como um lembrete de que nunca devemos subestimar o poder da representação. É um grande passo em frente para a inclusão e um momento que estamos comemorando", disse Kandi Pickard, presidente e CEO da NDSS.
A Barbie com síndrome de down tem vestido com mangas bufantes da boneca apresenta borboletas e cores amarelas e azuis, que são símbolos e cores associadas à consciência da síndrome de Down. "O colar com pingente rosa da boneca com três chevrons para cima representa as três cópias do cromossomo 21, que é o material genético que causa as características associadas à síndrome de Down. Os três chevrons, ou setas, são um símbolo que une a comunidade da síndrome de Down e destinam-se a representar 'os poucos sortudos' que têm alguém com síndrome de Down em sua vida", concluiu Pickard.
A boneca Barbie Fashionista com síndrome de Down também usa órteses cor-de-rosa para combinar com sua roupa e seus tênis exibem um detalhe de zíper
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!