icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
MUNDO

Avião teria sido abatido para matar Putin, dizem russos

Segundo a agência russa de notícias Interfax, os dois aviões faziam caminho semelhante

foto autor

17/07/2014 às 21:50 • Atualizada em 01/09/2022 às 15:52 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
O avião do presidente Vladimir Putin, que retornava para a Rússia nesta quinta-feira (17), passou perto do local onde o aeronave da Malaysia Airlines foi atingido e caiu hoje - a suspeita é que um míssil tenha derrubado a nave. Separatistas ucranianos e governo trocam acusações sobre de quem seria a responsabilidade pelo caso.
Segundo a agência russa de notícias Interfax, os dois aviões faziam caminho semelhante. Um oficial russo falou anonimamente sobre o caso. "Posso dizer que o avião presidencial e o Boeing de Malaysia Airlines cruzaram o mesmo ponto e o mesmo corredor. Isto ocorreu perto de Varsóvia [na Polônia] a uma altitude de 10.100 m. O avião presidencial estava no local às 16h21 (hora local) e o avião da Malaysia Airlines às 15h44 (hora local)", contou. "Os contornos das aeronaves, a coloração e as dimensões são muito semelhantes, a uma distância remota são quase idêntica", acrescenta.
A suspeita de que Putin poderia ser o alvo do atentado foi citada pela presidente Dilma Rousseff durante seu pronunciamento. Ela disse que não falará sobre o caso enquanto não tiver mais detalhes e que há muitas incertezas no momento. "Tem um segmento da imprensa dizendo que... este avião que foi derrubado estava na rota da volta do avião do presidente (russo, Vladimir) Putin. Coincidia com o horário e com o percurso. Então, que o míssil seria dirigido ao avião do presidente Putin", afirmou.
"Eu acho que é importante ter claro que não era um míssil de fácil manejo", disse ainda.
O avião com 298 pessoas - a quantidade divulgada inicialmente foi de 295, mas o número foi corrigido pela própria companhia aérea - caiu perto da fronteira da Rússia. O Boeing voava de Amsterdã para Kuala Lumpur e caiu na região de Donetsk, onde há forte combate entre forças governamentais e separatistas pró-Rússia.
Representantes da autoproclamada República Popular de Donetsk negaram que disponham de armamento para derrubar um avião que voe a 10 mil metros de altura. Matéria original: Correio24Horas Avião que caiu na Ucrânia teria sido abatido para matar Putin, dizem russos

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Mundo