Sente o cabelo perder cor após a tintura? O desgaste natural acontece ao longo do tempo, mas o banho de brilho pode trazer de volta o aspecto mais vivo aos fios, além de hidratar as mechas. O site "Minha Vida" fez uma lista de orientações sobre a técnica e como fazê-la de diferentes maneiras.
No geral, o passo a passo é:
Leia também:
- 1º passo: Escolha o produto de acordo com a nuance desejada
- 2º passo: Faça a mistura conforme indicada na embalagem
- 3º passo: Lave os cabelos
- 4º passo: Aplique a mistura nos fios
- 5º passo: Deixe agir por pelo menos 30 minutos
- 6º passo: Enxague e finalize como de costume.
Banho de brilho com tinta
Muitas pessoas ficam na dúvida sobre qual produto utilizar na hora de aplicar o banho de brilho. O hairstylist Wellington Cagnotto explica que, se a escolha for a tinta, para que o produto altere a cor natural dos cabelos de forma ampla, é preciso escolher uma coloração com oxidação alta.
Banho de brilho com tonalizante
O tonalizante ajuda realçar o tom de cabelos já tingidos ou naturais, sem alterar a cor existente de forma drástica. Wellington conta que esse produto ajuda a acrescentar reflexos de cor nos fios, trazendo profundidade e brilho ao cabelo.
Banho de brilho caseiro
Para quem decidir não optar pelos kits prontos, é possível montar o seu próprio material para o banho de brilho, com produtos da sua escolha. Você vai precisar de:
- Um tubo de coloração ou tonalizante
- Água oxigenada de 20 mL
- Três colheres de sopa de creme hidratante branco
- Duas colheres de sopa de óleo vegetal ou queratina
- Misture todos os ingredientes em um recipiente e siga o passo a passo ensinado acima.
Banho de brilho preto
Esse método, também conhecido como banho de petróleo, possui a mesma finalidade de trazer brilho e vitalidade ao cabelo. "Esse tratamento foi adotado por profissionais que adicionam a quina de petróleo (um óleo mineral) em suas misturas com a finalidade de oferecer mais hidratação", explica Wellington Cagnotto.
Com que frequência o banho de brilho pode ser feito?
A manutenção da cor varia de acordo com a pigmentação escolhida. No geral, tons mais escuros costumam demorar mais para desbotar, aumentando a durabilidade do tratamento. A tricologista Carla Bortoloto recomenda que o banho de brilho seja feito, pelo menos, a cada 2 meses.
"Deve-se ter cuidado na aplicação repetida, pois pode levar a danos na haste do fio e assim, desencadear a quebra capilar", finaliza a especialista.
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!