Cuidados simples e essenciais, se adotados no dia a dia, ajudam no crescimento e fortalecimento dos fios. A tricologista Ana Carina Junqueira Bertin lista sete dicas para ter cabelos impecáveis sem muito esforço.
1. Lave com frequência
Antigamente, pensava-se que higienizar os cabelos todos os dias era agressivo demais. Hoje, confirmou-se o oposto: principalmente em cidades muito poluídas, quanto mais lavagens, menos queda dos fios. Por isso, limpe-os diariamente, passando xampu duas vezes. E não deixe de enxaguar bastante, para evitar acúmulo de resíduos.
2. Cuidado com os cremes
Cosméticos mais oleosos, como condicionadores e cremes, não devem ser aplicados no couro cabeludo de forma alguma. Os óleos têm efeito inflamatório que potencializa a queda e o afinamento.
3. De olho no prato
Quem come pouca proteína certamente terá cabelos mais fracos, então a ordem é caprichar em alimentos lácteos e de origem animal, ou soja e lentilha para quem não ingere carnes. O zinco é um mineral bem importante na dieta de quem quer vê-los crescer, e o consumo de folhas verde-escuras e ovos ajuda nesse processo.
4. Não penteie demais
O ideal é desembaraçar uma ou duas vezes por dia, no máximo, principalmente para quem sofre com excesso de oleosidade. Assim, o visual fica “limpo” por mais tempo sem abrir mão da “saúde” dos fios.
5. Atenção com o secador
A turma que não vive sem o aparelho precisa tomar certas precauções. Ao ligá-lo, é fundamental selecionar uma temperatura mediana. Além disso, deixar um espaço de quatro dedos entre o bocal e as madeixas é de suma importância.
6. Faça ‘faxina’ semanal
Independentemente do tipo de cabelo (normal, seco ou oleoso), um xampu de limpeza profunda é indicado uma vez por semana. Esse tipo ajuda a remover os resíduos que os produtos mais comuns não tiveram a capacidade de tirar.
7. Proteja-se dos raios solares
Todo mundo já sabe a importância do protetor solar para o rosto e o corpo, mas esquece completamente do couro cabeludo. Quem tem muitas falhas e poucos fios deve sempre proteger a cabeça, a terceira área mais comum de aparecimento de câncer de pele.
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!