As temperaturas mais frias do ano também são acompanhadas por queixas relacionadas à pele. Isso acontece porque, na estação, a transpiração corporal diminui e a pele fica mais sensível e ressecada. Tanto a pele do rosto quanto a do corpo estão sujeitas ao ressecamento durante esses meses.
“Além disso, alguns hábitos, como banhos mais quentes e prolongados, provocam uma remoção da oleosidade natural de forma mais intensa, diminuindo o manto lipídico que retém a umidade da pele, deixando-a mais susceptível à irritações” explicam as dermatologistas Camila Sampaio Ribeiro e Fernanda Ventin.
Confira abaixo algumas dicas das profissionais para ter uma pele impecável até mesmo no inverno.
1.Beber no mínimo dois litros de água por dia;
2. Evitar banhos muito quentes e muito demorados;
3. Evitar uso de buchas e uso excessivo de sabonete;
4. Preferir sabonetes neutros, de preferência líquidos (pH mais próximo ao da nossa pele e, portanto, agride menos) e sempre em pouca quantidade, com objetivo de manter o manto hidrolipídico (hidratante natural produzido pelo organismo) que protege a pele;
5. Usar o hidratante logo após o banho (esse é o momento que a pele absorve mais os hidratantes);
6. Para peles oleosas e acneicas, procurar hidratantes específicos para seu tipo de pele;
7. Os lábios também costumam ressecar muito no inverno. É importante usar hidratantes específicos para essa região e, assim, evitar rachaduras;
8. Usar filtro solar diariamente, mesmo em temperaturas baixas e dias chuvosos. A pele continua sofrendo com os efeitos da radiação UV.
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!