icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
MODA E BELEZA

Rugas: cuidados com a própria imagem vai além de procedimentos

Dra. Marília Acioli fala sobre linhas de expressões e possíveis imagens transmitidas por elas

foto autor

Redação iBahia

10/09/2021 às 10:45 • Atualizada em 27/08/2022 às 17:53 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

As rugas, conhecidas como frutos do envelhecimento, são linhas de expressões marcantes na pele que ficam em evidência com o passar do tempo. E, apesar da vontade de muitos, não há como evitar a sua chegada.

A dermatologista Marília Acioli salienta que o surgimento das rugas faz parte de um processo natural do corpo, percebidas com o movimento facial, ou durante o repouso, em caso de linhas mais profundas. Todavia, existem formas de melhorar o aspecto da pele, com base na alimentação saudável e na prática de atividades físicas. Além disso, a doutora comenta sobre como as rugas podem transmitir imagens ou mensagens indesejadas.

"Uma professora infantil com uma ruga entre as sobrancelhas que transmitam uma imagem de "mal humor", pode fazer com que ela tenha mais dificuldade em se conectar com seus alunos. Por outro lado, transparecer essa imagem pode ser positivo para um lutador de boxe",

pontua.

A médica ressalta que nem sempre as rugas estão relacionadas ao envelhecimento, mas que podem evidenciar emoções não desejadas. Como por exemplo, dar sinais de que alguém está triste, cansado ou até mesmo zangado e, essa situação pode acontecer até em pessoas mais jovens.

Dra. Marília afirma que o uso de cigarros, a poluição, exposição excessiva ao sol, consumo de alimentos ricos em açúcar simples e o estresse crônico também contribuem para o aparecimento das rugas. “Por isso, enfatizamos que um estilo de vida saudável é importante também para a saúde da pele”, complementa.

Para aqueles interessados em cuidados específicos, ela conta que os tratamentos indicados irão depender do resultado desejado. “Para uma testa excessivamente enrugada, principalmente na área entre as sobrancelhas, pode-se usar a toxina botulínica e, caso seja necessário, complementar o tratamento com fios de PDO para estímulo de colágeno”, recomenda.

A dermatologista cita que no caso de um rosto flácido, o que pode ser transmitido é um ar cansado. Com isso, o trabalho com pontos de sustentação com bioestimuladores injetáveis é bastante indicado. “Para uma pessoa com muitas olheiras, por exemplo, o preenchimento da região com ácido hialurônico pode melhorar o aspecto de cansaço extremo. Mas vale ressaltar, que todo tratamento deve ser sempre individualizado”, finaliza.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Moda e Beleza