icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
MODA E BELEZA

Low e No Poo, técnicas que fogem do xampu para tratar cabelo

A prática que corta sulfatos, parabenos e petrolatos ganha adeptos e os usuários garantem melhorias significativas

foto autor

Redação iBahia

04/09/2016 às 12:32 • Atualizada em 29/08/2022 às 2:37 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Já ouviu falar em Low Poo? E No Poo? Para entender, descubra antes duas palavras sobre ingredientes comuns em cosméticos: sulfatos e petrolatos. “Sulfatos são emulsificantes que e movem o sebo da cabeça e dão espuma. Podem ressecar o cabelo”, diz a dermatologista Bianca Lorena. Derivados do petróleo, os petrolatos “dão brilho e maciez, que desaparece com lavagens. Não são solúveis em água e ficam ali, impedindo que tratamentos penetrem no fio”, explica o cabeleireiro Robson Paranhos. Low Poo é usar produtos com versões mais leves dessas substâncias. No Poo é aboli-las. Os resultados? Usuários amam. Cabeleireiros gostam do Low, mas têm restrições com o No. A médica idem, esclarecendo que misturas caseiras não têm comprovação científica. No grupo No e Low Poo para Iniciantes no Facebook (fb.com/groups/noelowpooiniciantes), mais de 198 mil pessoas trocam informações. “Alguns cabeleireiros e dermatologistas do Brasil acham que é baboseira. Mas não se aprofundam. A indústria já está se informando e lançando produtos”, afirma Gildson Fiorotti, 21, um dos moderadores. A seguir, opiniões de quem usa, substâncias a evitar, lançamentos, classificação dos cachos e comentários dos especialist

				
					Low e No Poo, técnicas que fogem do xampu para tratar cabelo

A assistente de direção Vidtória Andressa faz receitas caseiras para tratar os cabelos (Foto: Angeluci Figueiredo/CORREIO)

“Fui apresentada ao Low Poo por uma colega e o grupo do Face me ajudou a saber o que evitar nos rótulos. O começo foi meio complicado porque os petrolatos maquiam o visual do cabelo. Quando você para de usá-los, dá para ver como realmente está. Mas logo melhorou. Hoje, uso Lola Cosmetics e receitas caseiras com amido de milho, abacate, babosa...”, diz Victória Andressa, 22, assistente de direção de arte, cachos “majoritariamente 3B” e faz Low/No Poo há 2 an

				
					Low e No Poo, técnicas que fogem do xampu para tratar cabelo

				
					Low e No Poo, técnicas que fogem do xampu para tratar cabelo
O que diz a dermatologista Com Sulfato “Emulsiona a gordura para removê-la. Limpa e faz espuma, mas pode ressecar. Se usar xampu com sulfato, foque no couro e evite os fios.” Sem Sulfato “Não faz a mesma quantidade de espuma e tem menos poder de limpeza. Resseca menos os fios. Sugiro usar em boa quantidade e massagear bem a raiz para garantir que fique limpo. A sujeira pode causar caspa. Pode ser até o caso de alternar, eventualmente, com uma versão ‘tradicional’”.

				
					Low e No Poo, técnicas que fogem do xampu para tratar cabelo
Misturas caseiras “Bicarbonato de sódio para lavar cabelo não tem embasamento científico. O vinagre diminui o PH e ajuda a desembaraçar os fios. Hidratações com ovo, água de coco, abacate, azeite e mel não têm nenhum fundamento científico. Não recomendo mistura caseira. Xampus e cremes são frutos de pesquisa da indústria para otimizar absorção de nutrientes”. Alternativas “Xampus antirresíduo têm muito sulfato e removem restos de petrolatos acumulados no cabelo que deixam ele visualmente feio. É aquela história do cabelo se acostumar comum produto. Antirresíduo uma vez por semana consegue melhorar a aparência.”

				
					Low e No Poo, técnicas que fogem do xampu para tratar cabelo

(Fotos: Divulgação)

Dicas dos cabeleireiros Ponderação “Não é todo xampu sem sulfato que é bom, assim como existem xampus com sulfato que são ótimos e pouco agressivos. Cabe a avaliação de cada pessoa no uso ou de um profissional”, diz o cabeleireiro Robson Paranhos. Custos “Os gastos de quem opta pelo No Poo ou Low Poo, em comparação com métodos tradicionais, podem ficar até 40% mais baratos”, garante Robson. Dica extra “Escova para desembaraçar cabelos crespos e cacheados aumenta o frizz. Usar as mãos é o melhor para quem procura cachos mais bem definidos. Desembaraçar e fazer o penteado comas mãos é o melhor”, diz o cabeleireiro Edy Rios. Pintados, relaxados... “Cabelos quimicamente tratados ficam melhores com low poo. Isso porque as cutículas dos fios já estão abertas. É tipo uma lagoa seca que precisa repor a hidratação. O pH costuma ser baixo. Pros cabelos lisos pode deixar os fios um pouco mais pesados”, afirma Edy. Não-industrial “A água e o óleo de coco são muito bons para hidratação no cabelo, tanto para cacheados quanto para lisos”, aconselha Edy. Qual o número de seu cacho?

				
					Low e No Poo, técnicas que fogem do xampu para tratar cabelo

				
					Low e No Poo, técnicas que fogem do xampu para tratar cabelo

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Moda e Beleza