icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
MODA E BELEZA

Estilistas baianos criam peças a partir do uniforme dos operários

O caderno Bazar convidou quatro estilistas: Aládio Marques, Carol Barreto, Luciana Galeão e Daniel Montheiro, da grife Thereza Priore

foto autor

16/09/2012 às 17:25 • Atualizada em 04/09/2022 às 21:41 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
As arenas sempre foram palcos grandiosos, desde o Império Romano. Tão espetacular também é a construção de um desses espaços, com centenas de operários trabalhando em sua majestosa estrutura. Em busca de um cenário como esses, o CORREIO foi até a Arena Fonte Nova para fotografar o editorial de moda que estampa a capa do Bazar. O local, que durante 56 anos fez parte da história de Salvador com o Estádio Octávio Mangabeira, está sendo preparado para a Copa das Confederações de 2013 e a Copa do Mundo de 2014. Fazer fotos de moda em local inusitado não é novidade. Era preciso ir além. E fomos. Convidamos quatro estilistas: Aládio Marques, Carol Barreto, Luciana Galeão e Daniel Montheiro, da grife Thereza Priore, para um desafio: transformar os uniformes usados pelos operários na obra do estádio em novas peças. O resultado foram looks surpreendentes, cada um ao estilo do seu criador. UniformeEste é o uniforme original dos opérarios da obra da Arena Fonte Nova. A partir da camisa e da calça de brim foram feitas as novas peças. O capacete (que tem cores diferentes de acordo com a função), os óculos e as botas são acessórios de segurança obrigatórios dentro da obra. Obedecendo as normas, usamos o capacete e a bota em todas as fotos, compondo os looks.
CAROL BARRETOInspirada nos movimentos feministas e nos punks dos anos 70, a estilista Carol Barreto se apropriou do que está em voga na moda para dar um toque original ao uniforme. A camisa foi transformada em colete - destaque para o corte da manga, a marca registrada de Carol. Já as aplicações de tachas de diversos formatos e tons de metal, bottons com apelos diversos e os patches são característicos da expressão dos punks. A calça virou microshort, descolorido e recolorido, depois lavado para que restasse apenas uma sombra da pigmentação, reforçando a imagem de roupa usada. Uma regata de tule branca sobreposta a um top de lamê roxo fazem a composição, junto com as pulseiras, tudo da grife Carol Barreto.
LUCIANA GALEÃOComo a Arena é para a Bahia, Luciana Galeão escolheu as cores da bandeira do estado para compor a parte de cima do vestido, feita com os mosaicos caraterísticos da estilista. Já a saia tem comprimento inspirado no final dos anos 60 e nos anos 70 e traz grafismos com símbolos africanos que remetem a força, coragem e energia positiva. Segundo Luciana, em um lugar místico, ao lado do Dique do Tororó, não poderia faltar o sincretismo. As cores cítricas fazem a ligação com a moda atual. Argolas, acervo.
ALÁDIO MARQUESMinimalismo elegante foi a proposta do estilista Aládio Marques. Para criar uma camisa feminina, ele misturou crepe georgette de seda com o tecido do uniforme. A calça virou uma saia-lápis. A arquitetura da Arena Fonte Nova foi sua maior referência. “As formas retas e angulares das peças foram retiradas das pilastras de sustentação. Já as orgânicas fazem alusão às formas curvilíneas da silheuta da Arena”, conta ele. Os anéis são da Iluminatti.
DANIEL MONTEIRO PARA THEREZA PRIOREUma chemise com elástico na cintura e na barra foi a ideia de transformação do estilista Daniel Montheiro. Criar uma peça única. A cintura marcada e o leve balonê, que está voltando, trazem o pé no futuro. As bolas amarelas de couro aplicadas na roupa são inspiradas na nova fase da grife Louis Vuitton. Neto de alfaiate, ele adora poá, o que remete muito ao avô. O colorido e as flores imprimem a identidade da marca Thereza Priore. Argolas e pulseiras, acervo.
PROJETO AXÉOs fardamentos utilizados pelos operários da Arena Fonte Nova, que seriam descartados, agora são higienizados e transformados em produtos confeccionados pelo Projeto Axé. Além de criar uma moda sustentável, a parceria gera oportunidades para os jovens assistidos pela entidade. A estilista Luciana Galeão, que está à frente do processo, é responsável também pela criação das peças - bolsas, sacolas, aventais, jogos americanos, porta-celulares e nécessaries - vendidas na loja Projeto Axé Design, no Pelourinho, e no Centro de Visitação da Arena. “Essa transformação de resíduos é um ato consciente que dá uma outra visão do mundo para esses meninos”, afirma Luciana. Produção de moda Mariana Caldas Fotos Angeluci Figueiredo BelezaDai Alves, do Salão Esthétique (71 3248-1016) ModeloDany Brugni (71 9161-2297) MarcasÁladio Marques (71 8705-5605); Carol Barreto (71 4103-1626); Luciana Galeão (71 3334-4148); Thereza Priore (71 8280-4444); Projeto Axé (71 3242-5815); Iluminatti (71 8705-5605) AgradecimentoArena Fonte Nova (www.arenafontenova.com.br) Matéria original do CorreioEstilistas baianos criam peças a partir do uniforme dos operários da Arena Fonte Nova

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Moda e Beleza