Tem gente que adora uma tesoura, outras preferem passar longe e adiam ao máximo a ida ao salão. Mas todas acabam com as mesmas dúvidas: quando cortar os fios, qual a melhor época? Essas e outras dúvidas sobre corte de cabelo a gente responde com a ajuda dos cabeleireiros Val Cordeiro, do Fil Hair & Experience, e Rudi Werner.
Cortar as pontas ajuda o cabelo a crescer: mito ou verdade?
Não dá dúvidas de que isso é um dos mitos mais fortes quando o assunto é cabelo. Segundo Val e Rudi, isso não faz sentido, afinal os fios crescem a partir da raiz. - Ao cortar, temos uma impressão de que o cabelo cresce mais rápido porque as pontas estão mais saudáveis - explica Val.
As fases da lua influenciam no comportamento do cabelo na hora do corte?
Outro mito dos grandes. Não há nenhuma comprovação científica de que cortar o cabelo na lua crescente faz com que ele cresça mais rápido; ou que o corte na minguante acaba deixando os fios mais ralos. - Corto em qualquer lua, todos os dias, e não acho que isso interfira no crescimento de nenhum deles. O que interfere é, sim, a saúde do couro cabeludo, questões hormonais e alimentação. Para isso a pessoa deve procurar um especialista de cada área - diz Rudi.
Cortar com frequência ajuda com que o cabelo embarace menos?
Opa, está aí uma verdade. Respeitar os intervalos de corte para cada tipo de cabelo ajuda a ter menos quebra na hora do pentear. - O que interfere no embaraço são as pontas duplas, ressecadas ou porosas, por isso, além do corte, é preciso ter também uma rotina de cuidados - diz Val.
Qual a frequência ideal de corte para quem tem cabelo longo e quer mantê-lo assim?
Para que as pontas estejam sempre saudáveis, o ideal é cortá-las de três em três meses.
Os famosos long bob, que estão sendo muito usados, precisam de manutenção de quanto em quanto tempo?
Nesse tipo de corte, o ideal é fazer a manutenção entre dois e três meses.
Cabelo cacheados/crespos crescem menos que os lisos/ondulados? Qual a frequência ideal para cortá-los?
Está aí outro mito. A forma desse tipo de cabelo apenas dá a impressão de crescimento mais lento. Mas é só impressão. No entanto, os cortes podem ser feitos com intervalos mais longos. - A frequência ideal de corte para este tipo de fio, é de quatro a cinco meses - orienta Val.
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!