Quer mudar o visual? Você pode aproveitar o Halloween, que é comemorado no dia 31 de outubro, para mudar a cor dos cabelos. A cabeleireira técnica Marisa Russo, da Yamá Cosméticos, garantiu que é possível tonalizar os fios de uma maneira segura apenas para a festa ou pelo resto do ano. Para o Halloween, a especialista indicou as cores azul, violeta e rosa.
Marisa Russo reforçou que os tonalizantes são uma ótima alternativa para inovar na cor dos cabelos, pois duram, em média, sete lavagens. Ela também aconselhou que antes de escolher a cor (ou as cores) para o cabelo vale seguir um passo a passo. Confira:
Pré-cuidados - O primeiro passo é descolorir os cabelos. A profissional indicou que é importante escolher um produto com baixo teor de água oxigenada para realizar um clareamento mais lento e alcançar o tom sem danificar os fios. "Para um melhor resultado, : a descoloração deve atingir um tom 10 - ou seja, loiro claro".
Pós-descoloração - "Enxágue bem os fios, lave os cabelos com shampoo de reparação e aplique um produto de reconstrução capilar para evitar os temidos fios elásticos".
Cabelos com químicas - Caso os cabelos já tenham passado por processos químicos (relaxamento ou escova progressiva) ou estejam muito danificados, o ideal é optar por um pó descolorante junto ao tonalizante.
Faça teste de mecha - Antes de tonalizar é importante realizar o teste de mecha. É simples: basta escolher uma mecha do cabelo e aplicar o tonalizante para saber se não acontecerá nenhuma reação alérgica ou incompatibilidade. Este passo evita muitos problemas futuros e é indispensável em qualquer processo químico nos cabelos.
Como tonalizar os cabelos - O processo de tonalização é fácil. Basta secar completamente os fios e aplicar o tonalizante na cor escolhida - ou nas cores escolhidas. Deixe agir por 30 minutos, enxágue e seque os cabelos como desejar, mas se for utilizar o secador é preciso aplicar um protetor térmico antes da operação.
Mitos e Verdades sobre tonalizar - A técnica Marisa Russo alerta que existem muitos mitos sobre a tonalização, o primeiro é aquele que indica estar com os cabelos sujos na hora de mudar a cor. “Isso é um mito porque a descoloração retira qualquer resíduo do fio. Melhor mesmo é estar com o cabelo tratado e saudável antes de qualquer transformação”.
Outro mito é sobre a tonalização da sobrancelha: “Não é recomendado tonalizar as sobrancelhas porque antes é necessário a descoloração, o que não é indicado para esta parte do corpo”, ensina.
Cuidados pós-tonalização - “Nós sempre recomendamos utilizar shampoo e condicionador de manutenção da cor e também o uso do complexo antiemborrachamento 1 vez na semana”.. Fora isso, os cuidados são os mesmos de um cabelo sem processo químico - hidratação, reconstrução, proteção e nutrição.
Leia também:
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!