Querido entre as mulheres, o batom esconde muitos mitos e segredos. Afinal, o cosmético ele pode mesmo ajudar na hidratação dos lábios, ou serve apenas como maquiagem? Existe um lugar ideal para guardar a make? Reunimos cinco curiosidades e dúvidas das mulheres acerca do batom e do seu uso, confira:
De que é feito? Muito antes de 1915, as mulheres já tinham o hábito de pintar os lábios e a pele com os mais diversos propósitos. Mas foi no início do século XX que Maurice Levy inventou um cilindro metálico próprio para colocar a tinta labial. A invenção facilitou o uso e teve papel importante na popularização. Hoje, a base de um batom são ceras e manteigas.Batom estraga? Hora de fazer faxina, pois batom estraga, sim, e pode causar alergias! "As ceras presentes na formulação ressecam e oxidam perdendo a propriedade de emoliência alterando o cheiro e gosto", alerta Giselle Canavaci, gerente de produto da Dermage. Por isso, fique atenta: o prazo máximo de uso é de três anos.
Melhor lugar para guardar: Fuja do excesso de calor e umidade. Eles são extremamente prejudiciais para a composição da maquiagem. E se você é da turma que deixa na bancada da pia, preste atenção no conselho de Giselle: "a alta variação de temperatura e umidade do banheiro podem derretê-lo e alterar o aspecto".
De olho na hidratação: Para que os batons ajudem na hidratação dos lábios, é preciso procurar por manteiga de karitê, cacau, manga, ceramidas, glicerina e vitamina E nas fórmulas, diz Aline, que indica uma pré-hidratação para quem gosta do efeito matte. "É importante passar um hidratante labial antes. Uma manteiga de cacau, de karitê ou uma hidratação industrializada".
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!