Bantu knots é um penteado que faz referência à uma tradição cultural e símbolo da cultura afro. Muito versátil para o estilo dos cabelos, e podendo ser feito de diferentes formas, acompanhados de acessórios, tranças e diferentes divisões nos cabelos, os coquinhos que compõem o penteado também pode ser usados para texturizar os cachos e é uma ótima opção para quem está em fase de transição capilar.
A influenciadora Sah Oliveira explica que os Bantu knots são considerados penteados protetivos e sinônimo de resistência e valor para mulheres negras.
“O penteado preserva os fios da ação do vento, chuva e ainda modela os cachos. Para as meninas negras, o Bantu Knots tem um significado ainda mais valoroso, por despertar memórias da infância, em que mães e avós torciam seus cachinhos para arrumar o cabelo”, conta Sah.
Esse valor representativo do penteado Bantu Knots reflete na vida adulta de forma ressignificada, demonstrando o poder das mulheres negras.
“Já adulta, esse penteado se apresenta como resistência e empoderamento negro. Um potência de penteado que nos faz encarar nosso cabelo cacheado e crespos de formas diferentes. Quebrando os estereótipos sobre nossos fios, e nos resgatando nossa elementos da nossa cultura para mostrar que existem diversos modos para o cabelo cacheado, além do alisar”, relata a influenciadora.
O penteado é feito de coquinhos, para começar é importante estar com os cabelos limpos e úmidos, e dividindo em mechas com pente fino ou palito.
“Depois de dividido, as opções são diversas, podendo usar tranças, adereços, ou simplesmente enrolar os fios. E para finalizar, indico usar um creme, óleo ou gel”, explica Sah Oliveira, sobre o processo do penteado.
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!