Para quem acha que lavar o cabelo envolve apenas shampoo, condicionador, creme e escovas, pode se preparar. Alguma coisa bem essencial nesse processo pode estar sendo a causa dos problemas de ressecamento em pele e fios: a água.
Cris Dios, tricologista e fundadora do salão Laces and Hair, de São Paulo, esclareceu o assunto em entrevista à revista 'Glamour'. “Os componentes químicos presentes no tratamento da água encanada alteram o pH do couro cabeludo, deixando o fio poroso e frágil”, explica ela. O cabelo naturalmente já atinge sua fase mais delicada quando está úmido, e isso é potencializado quando há substâncias na água.
De acordo com especialistas, a água altera a energia estática do fio, que perde temporariamente sua elasticidade, ficando mais suscetível à quebra. A situação, porém, pode ser contornada evitando molhar o cabelo e procurando produtos alternativos de limpeza e cuidado.
Água termal e óleos naturais, utilizados também para a pele, são as dicas principais para evitar a água. Os shampoos secos, no caso dos cabelos, podem também ser uma saída adequada para proteger os fios.
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!