icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
MODA E BELEZA

A exposição 'A Bahia tem' contempla as artistas Nádia Taquary e Márcia Ganem

A exposição fica em cartaz até 20 de novembro, na cidade de Trancoso, extremo sul da Bahia

foto autor

09/09/2011 às 15:58 • Atualizada em 28/08/2022 às 2:17 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
A exposição “A Bahia tem...” em Trancoso - balneário no extremo-sul da Bahia-, na Galeria Fulô. Com o propósito de explorar a identidade baiana através das artes visuais, a mostra “A Bahia tem...” reune peças das baianas Nádia Taquary e Márcia Ganem, na Galeria Fulôe, em Trancoso, com entrada gratuita. A cidade de Trancoso, no extremo sul da Bahia, fica a cerca de 750 quilômetros de Salvador, próximo a Porto Seguro, e é considerada um dos melhores balneários do Brasil.

				
					A exposição 'A Bahia tem' contempla as artistas Nádia Taquary e Márcia Ganem
Márcia Ganem: A estilista apresenta seus vestidos e acessórios que misturam moda, arte e joalheria. O grande diferencial do trabalho é o aproveitamento da fibra de poliamida (originalmente usada em cintos de segurança e redes de pesca) e o caráter artesanal das peças, que têm delicados bordados de pedraria e rendas com fortes referências culturais baianas. Com o envolvimento de cooperativas do interior do estado na produção, une-se as tradições artesanais à novas oportunidades de mercado, gerando sustentabilidade às comunidades envolvidas. Os vestidos e peças serão estruturados de forma a narrar a história da estilista, com direito a vídeos.

				
					A exposição 'A Bahia tem' contempla as artistas Nádia Taquary e Márcia Ganem
Nádia Taquary: A artista plástica criou a linha de joias-escultura Olorum Bamim (proteção do Deus maior, em iorubá), que traz versões contemporâneas e gigantes das jóias que as escravas usavam no período colonial. As obras chegam a ter 8 metros de extensão e 80 metros de cordas, nas quais ela mistura ouro, prata, bronze, madeira, contas africanas, cristais, figas, amuletos e balangandans. O projeto nasceu de uma pesquisa da pós-graduação em Arte e cultura africana (UFBA). “Fiquei fascinada com a exuberância do encontro dos 3 mundos (Europa, África e Brasil) e com a forma como isso refletia nos adereços daquelas mulheres”, revela a artista. Na exposição, Nádia vai reverenciar o Mar e a Terra. Para o primeiro, búzios, conchas, cavalos marinhos e peixes. Para a segunda, muitos balangandãs, cheios de frutas de orixás e contas em madeira.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Moda e Beleza