Uma das formas de conhecer uma cultura é através da gastronomia. Cada cidade tem um comida típica, e Salvador não é diferente. Mas além das moquecas, do acarajé e da comida com dendê, a capital baiana também consegue proporcionar uma "volta ao mundo" através dos alimentos. Pensando nisso, listamos restaurantes da cidade que se destacam pela culinária internacional, em especial de cozinhas mais diferentes.
Oriental:
Shanti Restaurante:
Diferente do que os soteropolitanos estão acostumados, o Shanti chegou com a proposta de ser uma viagem às principais culinárias asiáticas. Aberto apenas para o almoço, o espaço oferece uma opção de menu por dia, desde comida japonesa, tailandesa, indonésia e hindu. Os preços são fixos e custam R$ 36 e R$ 46.
Endereço: Rua João Gomes, 10, 1º andar, Rio Vermelho. De quarta a sábado, das 11h30 às 16h – Tel.: 3011-2616
Argentina:
La Pulperia:
As carnes argentinas fazem sucesso no restaurante localizado no Acupe de Brotas. Da cozinha, saem picanhas e os tradicionais ojo de bife de chorizo. De entrada, as empanadas fazem sucesso. A clássica sobremesa argentina, a panqueca de doce de leite, está presente no cardápio.
Endereço: Rua Novo Horizonte, 39 - Ladeira do Acupe. De quarta a sábado, das 12h às 16h e das 19h às 23h; Segundas, terças e domingos, aberto apenas para o almoço
Alemã:
Box do Alemão:
Localizado na Ceasinha, o Box do Alemão é a oportunidade de comer um sanduíche de salsicha, típico da Alemanha. No cardápio, salsichão com chucrute e mostarda é um sucesso. É possível harmonizar os pratos com uma cerveja Petra, de trigo, por exemplo.
Endereço: Mercado do Rio Vermelho - Av. Juracy Magalhães Júnior, 1624 - Rio Vermelho. Segunda a sábado, das 7h às 21h; domingos e feriados, das 7h às 16h.
Ola Cevicheria:
Um dos pratos mais famosos da culinária peruana, o ceviche é bem difundido no Brasil, assim como em todo mundo. Em Salvador, a Ola Cevicheria abriu há pouco mais de dois anos na região do Porto da Barra. No restaurante, o ceviche aparece em nove versões que podem envolver frutas e frutos do mar. As bebidas do local também são típicas do Peru, como o pisco sour.
Endereço: Em sua página do Facebook, o restaurante informou que está mudando de local, mas sem anunciar qual será o novo endereço.
La Kantuta:
No site da cantina, está descrito: 'A verdadeira salteña é uma iguaria da culinária latina feita em muitos países como Argentina, Chile, Peru e Bolívia. Nós preparamos a legítima receita boliviana, feita com ingredientes autênticos'. Além da saltena, estão presentes no cárdapio empanadas, pão de batata, pukakapa - típico pastel de forno recheado com creme de queijo coalho, cebola e azeitona - e pratos típicos, como moela e língua.
Endereço: Alameda das Carolinas, 20, Caminho das Árvores. Segunda a sexta: 16h às 21h/ Sábado, domingo e feriado: 17h às 21h
Casa Lisboa:
O restaurante se descreve com "características tipicamente portuguesas e mediterrânicas". O empreendimento foi construído em uma casa de 80 anos que demonstra o estilo português através das mobílias e decoração. O cardápio possui, claro, especialidades de Bacalhau, como o peixe grelhado lentamente com azeite extra-virgem ou com mil folhas de alheira ou até mesmo com camarão.
As sobremesas também seguem a linha portuguesa, sendo servidos pastel de belém e arroz doce.
Endereço: Rua Manoel Dias de Morais, 35, Jardim Apipema. De terça a sábado das 12h às 16h e das 18h ás 01h; domingos, das 12h às 17h.
As mais tradicionais:
É claro que se você quiser dar um pulo no Japão, na China, na Itália e no México, por exemplo, através da comida sem sair de Salvador é mais do que possível. São grandes o número de opções dessas culinárias na cidade, por isso fica impossível listar apenas um.
Até mesmo a Espanha e a França podem ser 'visitadas' na nossa capital. Restaurantes como o La Taperia (Espanhol), no Rio Vermelho, e o Chez Bernard (Francês), na Gamboa de Cima, são bons exemplos.
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade