icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
LITERATURA

Histórias da vovó ganham livros na Fliquinha

Contos de comunidades quilombolas são lançados durante programação da Fliquinha

foto autor

31/10/2014 às 20:27 • Atualizada em 01/09/2022 às 20:28 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Enquanto os adultos acompanham as mesas de debate da Flica 2014 no claustro da Ordem Terceira do Carmo, em Cachoeira, as crianças têm um espaço inteiramente dedicado a elas, no Cine-Teatro Cachoeirano. Com programação voltada para os pequenos, a Fliquinha possui momentos de conversa com autores, contação de histórias e espaços para meninas e meninos aprenderem se divertindo. Teatro de fantoche, pintura e brincadeiras com massa de modelar e conscientização também fazem parte da programação.

As crianças escutam e leem as histórias quilombolas que viraram livros

Todos os dias, na Fliquinha, ocorre o lançamento de um livro com histórias da tradição oral de comunidades quilombolas, contadas por moradoras locais. Nesta sexta (31), as crianças puderam ler e ouvir A Mãe do Timbó. Escrita por Maria das Mercês Ferreira, dona Cecé, o livro fala sobre o timbó, um cipó usado para fazer artesanato. Na história, as mulheres do quilombo Calolé precisam tirar o timbó das árvores, mas não podem falar o nome dele. Quando avistam o cipó, elas têm de dizer que encontraram a mãe, porque se o chamarem pelo nome, ele não sai da árvore.Para Dona Cecé, os livros com contos quilombolas são uma maneira de contar às crianças as coisas que seus pais ensinaram. “Isso é muito bom, porque as crianças vão crescendo e aprendendo as histórias”, diz. Dona Cecé mora há 45 anos na comunidade e foi seu avô quem contou sobre o timbó. "Ainda tem muitas histórias para contar", conclui.
Depois de escutar a história, as crianças conversam e fazem perguntas às autoras
Neste sábado, um terceiro livro com fábulas da tradição oral de comunidades quilombolas será lançado na Fliquinha. As crianças que estiverem no Cine-Teatro Cachoeirano às 9h30 escutarão a história do livro 'O bicho que vira homem e o homem que vira bicho' e poderão também conversar com a autora. Também fazem parta da programação no espaço uma oficina de Cordel, às 14h30, além de uma atração musical, às 17h.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Literatura