A Copa do Mundo 2014 está a todo o vapor. Nesse período surgem séries de músicas, filmes, programas de TV e, claro, livros, que, de alguma maneira, abordam o universo do futebol. O iBahia selecionou cinco romances que retratam essa modalidade esportiva capaz de despertar tantas paixões. Confira!
1. 'Água-mãe', de José Lins do RegoEsse escritor paraibano era apaixonado por futebol e transpôs para as páginas dos seus livros toda essa paixão. Flamenguista, membro da Academia Brasileira de Letras, 'Zélins', como era conhecido entre os amigos, narra em 'Água-mãe' a trajetória de um craque dos gramados que é esquecido quando se machuca e tem de deixar o campo.
2. 'O drible', de Sérgio RodriguesLançado no ano passado, o livro de Rodrigues começa com pai e filho dissecando em vídeo o quase gol da Copa de 1970, no jogo entre Brasil e Uruguai. Tostão acerta um passe para Pelé, mas a bola vai para fora em vez de ir para o gol.
3. 'O segundo tempo', de Michel LaubPor meio do Campeonato Brasileiro de 1989, o livro narra o drama de um garoto de 15 anos, que vê a própria família arruinar. Apesar de o seu time preferido não obter sucesso, ele utiliza o futebol como válvula de escape da triste realidade.
4. 'O último minuto', de Marcelo BackesO ex-técnico de futebol João, o Vermelho, está na cadeia e conta a sua história para um seminarista carioca, repassando a sua trajetória no esporte. Backes conta que aproveitou sua experiência como jogador e técnico amador.
5. 'O paraíso é bem bacana', de André Sant'annaO romance tem como protagonista Muhammad Mané, ou Manoel dos Santos, alemão recém-convertido ao Islamismo e promessa do futebol alemão. O livro apresenta as maiores fantasias de quem deseja alcançar o estrelato por meio do futebol.
Veja também:Com produções inéditas, mostra Cinema na Copa movimenta circuito em Salvador Filme norte-americano sobre Pelé será lançado após Copa do Mundo Site permite descobrir quantos filmes você já assistiu com teste online