icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
LITERATURA

Catálogo reúne fotos dos amigos de Zélia Gattai e Jorge Amado

Além da publicação, o projeto 'Merendas de Dona Flor 2013' será realizado no Pelourinho

foto autor

07/03/2013 às 16:07 • Atualizada em 02/09/2022 às 6:29 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Lançamento segundo volume de catálofo com fotos de Zélia Gattai
Na amanhã desta quinta (7) foi realizado na Fundação Casa de Jorge Amado, Pelourinho, o lançamento do segundo volume de catálogo com fotos de Zélia Gattai. Com o tema 'Os Amigos', a publicação reúne fotografias do casal Amado com personalidades na Casa do Rio Vermelho. Além da publicação, será realizado, a partir de abril, o projeto 'Merendas de Dona Flor 2013', que vai reunir artistas e apresentar comidas típicas baianas. Veja também:Fundação Casa de Jorge Amado abre comemorações pelo centenário do escritor Com coordenação editorial de Bete Capinam, 'O Arquivo Fotográfico Zélia Gattai' possui mais de 600 fotografias de amigos que visitaram os escritores em sua casa no Rio Vermelho. Grande Otelo, Caetano Veloso, Betty Faria, Pablo Neruda e Calasans Neto são alguns dos ilustres. A proposta é tornar esse um projeto contínuo, sempre apresentando alguns momentos da vida de Zélia e Jorge. "O catálogo de fotografias é a continuidade de algo mais amplo, que parte da digitalização das fotos até disponibilizar estes momentos para as pessoas conhecerem. A ideia é fazer exemplares por temas. Para o próximo volume vamos falar sobre as viagens", destacou Myriam Fraga, diretora da Fundação Casa de Jorge Amado. Para Maria João, neta de Jorge e Zélia, a publicação atende a um pedido das pessoas. “Estas ações são respostas da demanda das pessoas que pedem, que querem saber sobre Zélia e Jorge. Pra mim, no lugar de neta, é muito bom saber que foram pessoas do bem, que sempre estiveram em defesa dos outros e estão até hoje na cabeça e no coração de todos”, contou ao iBahia. O lançamento da segunda edição reuniu amigos, admiradores e apoiadores da Fundação, que destacaram a importância do espaço para a população baiana e turistas. Parceiro há 27 anos do local, o shopping Iguatemi apoiou a ideia de catalogar momentos importantes das vidas dos escritores. “Uma das nossas filosofias é investir na área cultural. E no caso de Zélia e Jorge não poderíamos ficar de fora”, contou o superintendente, Sérgio Magalhães.
Da esquerda para direita: Will Brandão, Gabriel Melo, Eliana Kértesz, Tchesco Pessôa, Myriam Fraga, Maria Adair e Sérgio Magalhães
Merendas de Dona FlorRealizado desde 2011, o projeto, que é inspirado nos livros de Jorge acontecerá no Largo do Pelourinho. Serão sete edições, uma por mês, que reunirá no final de tarde comidas típicas e música, em um cenário armado em frente à Fundação, no Largo do Pelourinho. "Merendas de Dona Flor é um evento a céu aberto potencializando a culinária e cultura baiana. Além de ser um espaço para lançamento de novos poetas e artistas. Bolinho de estudante, cocada e acaçá, doces preferidos de Jorge Amado, são algumas das comidas que as pessoas encontrarão", disse Will Brandão, coordenador do projeto.
Obras doadas pelas artistas Maria Adair e Eliana Kértesz
Obras Desde 2012 está em cartaz a exposição 'As Mulheres de Jorge e o universo Amado: Tributo a Jorge Amado', no Palacete das Artes, que presta uma homenagem ao escritor baiano. As artistas plásticas Maria Adair e Eliana Kértesz doaram duas peças autorais para o acervo da casa. Maria Adair entregou um pato, que segundo a história, em uma viagem a Paris, Jorge viu o animal em uma vitrine quis comprar, mas Zélia não permitiu e alegou que não tinha mais espaço em casa para guardar o objeto. Jorge não ficou contente e disparou. “Sem este pato a minha vida não terá mais significação”. Zélia ficou pensativa com o pedido e resolveu fazer uma surpresa para o escritor, dando o objeto como presente de aniversário. "Escolhi o pato por causa da história, embora eu tenha lido que ele tinha outros patos. Eu quis destacar o pato que ele viu na vitrine em Paris", declarou Maria Adair. Já Eliana Kértesz, ao fim de sua pesquisa para a exposição, percebeu que tinha falado bastante sobre os personagens criados por Jorge, então criou uma imagem do casal em homenagem ao amor deles. "Essa peça foi feita para ser Zélia e Jorge. Eu quis passar a união e o amor dos dois", comentou.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Literatura