icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Vitória da Conquista

Professor conquistense integra maior experimento de física do mundo

Professor conquistense iniciou em 2019 sua trajetória no ATLAS, um dos maiores experimentos de física de partículas do mundo

foto autor

Joana Miranda

03/10/2024 às 18:51 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

O professor e pesquisador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFBA), Campus Vitória da Conquista, Dr. Juan Lieber Marin, está entre os colaboradores do ATLAS, um dos maiores experimentos de física de partículas do mundo.


				
					Professor conquistense integra maior experimento de física do mundo
Professor conquistense iniciou em 2019 sua trajetória no ATLAS, um dos maiores experimentos de física de partículas do mundo. Foto: Reprodução/ IFBA

O experimento é realizado no CERN (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear), principal centro de pesquisa em física de partículas, localizado em Genebra, na Suíça.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

Professor conquistense integra maior experimento de física do mundo desde 2019

Em 2019, o conquistense iniciou sua trajetória no ATLAS, durante seu doutorado. Ele foi convidado para realizar uma tarefa de qualificação no CERN, e na ocasião, solucionou um problema técnico. Isso lhe garantiu um lugar na lista de autores que publicam artigos no experimento ATLAS.

Desde 2021, seu nome figura em todas as publicações do projeto. Além disso, os resultados de sua tese de doutorado fazem parte da operação atual do experimento, que envolve um conjunto de redes neurais para identificar fótons durante as colisões no LHC. Em janeiro de 2024, o professor foi convidado a liderar um grupo de trabalho encarregado de monitorar uma das seções do experimento.


				
					Professor conquistense integra maior experimento de física do mundo
Professor conquistense iniciou em 2019 sua trajetória no ATLAS, um dos maiores experimentos de física de partículas do mundo. Foto: Brice, Maximilien/CERN/Divulgação

A lista de autores do ATLAS conta com cerca de 3.000 cientistas em todo o mundo, por isso a participação do pesquisador é um feito significativo. No Brasil, o grupo liderado pelo professor Dr. José Manoel de Seixas (UFRJ), possui apenas quatorze professores.

Outro docente do IFBA, Igo Amaurí dos Santos Luz, do Campus Santo Antônio de Jesus, está atualmente no CERN realizando uma tarefa de qualificação, também com expectativa de se tornar colaborador do ATLAS. O objetivo é aumentar ainda mais a presença do Instituto no experimento para viabilizar o credenciamento do IFBA como instituição parceira.

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Joana Miranda

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Vitória da Conquista