A 18ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) vai premiar os estudantes da Rede Municipal de Vitória da Conquista, cidade do sudoeste baiano, com a entrega de medalhas. A cerimônia de premiação acontece no dia 12 de setembro, às 14h30, no Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima, em Vitória da Conquista.
Organizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), em parceria com os Ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a Obmep é uma competição nacional que abrange alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até o último ano do Ensino Médio, em escolas públicas e privadas de todo o Brasil.
Leia também:
Nesta edição, participaram mais de 18,3 milhões de estudantes de 55,3 mil instituições. Os destaques da Obmep entre os alunos de Vitória da Conquista são:
- Prata – Regional: Daphiny Santos Gonçalves (Centro Municipal de Educação Prof. Paulo Freire)
- Bronze – Nacional: Felipe Costa Sousa (Escola Municipal Vilas Boas Moreira)
- Bronze – Nacional: Daphiny Santos Gonçalves (Centro Municipal de Educação Prof. Paulo Freire), Felipe Costa Sousa (Escola Municipal Vilas Boas Moreira), Pedro Philipe Oliveira Leal (Escola Municipal José Mozart Tanajura)
- Menção Honrosa – Nacional: Aline Nogueira Costa de Almeida (Centro Municipal de Educação Prof. Paulo Freire), Giovani Pereira Santos (Centro Municipal de Educação Prof. Paulo Freire), Matheus Filipe Oliveira Souto (Centro Municipal de Educação Prof. Paulo Freire), Bruno Henrique Silva Aguiar (Escola Municipal Milton Santos), Elzear Kaio de Carvalho Oliveira (Escola Municipal Edivanda Teixeira), Pedro Philipe Oliveira Leal (Escola Municipal José Mozart Tanajura)
- Menção Honrosa – Regional: Pedro Henrique Moreira Silva (Escola Municipal Vilas Boas Moreira), Lucas Kennedy de Amorim Rodrigues (Escola Municipal Milton Santos), Gabriel da Silva Menezes (Centro Educacional Moisés Meira)
Estudante baiano leva ouro em olimpíada internacional de matemática
O estudante baiano Rafael Assis Melo, de 14 anos, levou medalha de ouro na Olimpíada Copernicus de Matemática, que reúne estudantes de todo o mundo. A competição aconteceu em Nova York e tem apoio da Universidade de Columbia, uma das instituições mais prestigiadas dos Estados Unidos.
"Fiquei muito emocionado, estava me preparando há muito tempo. Quando subi no palco para receber a medalha, percebi que se houver dedicação, podemos conquistar muitas coisas", comemorou o estudante soteropolitano.
A competição marcou a primeira vez que Rafael viajou para fora do país. Aos 14 anos, ele já competiu em pelo menos cinco outras olimpíadas, inclusive internacionais. Para aumentar o número de estudantes participantes, essas competições muitas vezes acontecem em vários países ao mesmo tempo.
"Nós sempre o estimulamos a participar dessas competições, porque vimos que ele gosta. Acho que é uma oportunidade de colocar os talentos em evidência", comentou a mãe do estudante, Kelma Assis, que também lista que o contato com alunos de outras escolas e países é um dos benefícios.
Nos últimos quatro anos, Rafael já participou das seguintes competições:
- Olimpíada de Matemática do Estado da Bahia (OMEBA);
- Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP);
- Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA);
- Concurso Canguru de Matemática;
- American Mathematics Olympiad (AMO);
- TeenEagle Competition.
Joana Miranda
Joana Miranda
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!