Na tarde desta quinta-feira (5), Vitória da Conquista, na região sudoeste, registrou mais dois incêndios nos bairros Candeias e Ribeirão. O número faz parte dos mais de 6 incêndios que aconteceram nas últimas 48 horas e que tem deixado a cidade coberta por uma nuvem de fumaça, agravada pelo calor intenso. Lagoa das Flores, Pulso Escuro, Guarani e Panorama são algumas das localidades que fazem parte dessa estatística.
As altas temperaturas, baixa umidade e aumento dos ventos são fatores que favorecem o surgimento de focos de incêndio. Vale reforçar que causar incêndio que coloca em risco vidas ou bens é um crime ambiental, com pena de reclusão de dois a quatro anos, além de multa.
Leia também:
Usar fogo sem licença, mesmo em terrenos particulares, pode acarretar multas e exigência de reparação dos danos. A população pode ajudar evitando atitudes que provoquem incêndios, como jogar bitucas de cigarro no chão ou lixo em terrenos baldios. Também é essencial que proprietários mantenham seus terrenos limpos e livres de materiais inflamáveis.
Como proceder em caso de incêndios na região:
Ao identificar focos de incêndio ou pessoas ateando fogo, os cidadãos devem acionar o Corpo de Bombeiros ou a Secretaria de Meio Ambiente do município.
- Corpo de Bombeiros: 193
- Secretaria de Meio Ambiente de Vitória da Conquista: (77) 3429-7906.
Vitória da Conquista: autoridades destacam ações que podem evitar as queimadas
- Não jogue bitucas de cigarro em locais públicos ou vegetação.
- Evite descartar lixo em terrenos baldios ou áreas de preservação.
- Mantenha terrenos e áreas ao redor de sua casa limpos, sem acúmulo de material seco.
- Denuncie qualquer comportamento suspeito que possa provocar incêndios.
Santiago Neto
Santiago Neto
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!