Quatorze pessoas foram indiciadas acusadas do crime de estelionato em Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia. De acordo com a Polícia Civil (PC), os suspeitos teriam aplicado um golpe com cartão virtual na aquisição de celulares iPhone, resultando em um prejuízo total de R$ 58.398,50. O caso aconteceu em uma loja autorizada de uma operadora de telefonia da cidade e a investigação foi concluída na última terça-feira (16).
A investigação apurou fraudes na compra de 11 iPhones, realizadas em nove termos de adesão de pessoa física para planos pós-pagos em uma loja autorizada de operadora de telefonia. Durante a operação, a PC recuperou 10 dos aparelhos, com apoio das delegacias de Jequié e do norte de Minas Gerais.
Leia também:
Suspeitos realizavam golpe através de dados de cartões de terceiros
Ainda conforme a PC, os golpes foram realizados através de links enviados pelo vendedor, onde os suspeitos preenchiam com dados de cartões de terceiros, o que resultava em contestações das compras e suspensão do pagamento pela bandeira do cartão. Essas ações resultavam em prejuízos para a vítima. Alguns golpistas usaram cartões obtidos em falsos anúncios de empréstimos para negativados.
Sete dos indiciados são comerciantes suspeitos de receptação qualificada, cuja pena pode chegar a 8 anos de prisão. Os produtos eram facilmente vendidos a terceiros que desconheciam a procedência ilícita. Os lojistas indiciados atuavam no Shopping Popular de Conquista e em lojas virtuais.
A PC orienta a compra de celulares novos apenas com nota fiscal, evitando também a utilização de links para dados de cartões de crédito devido à alta incidência de golpes. Os aparelhos recuperados foram devolvidos às vítimas, e todos os inquéritos foram concluídos e remetidos à Justiça. Os indiciados responderão em liberdade.
Santiago Neto
Santiago Neto
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!