A cafeteria Rigno, localizada em Vitória da Conquista, cidade do sudoeste baiano, é tetracampeã do evento Cup of Excellence, considerado o “Oscar do Café”. O café da família Rigno é produzido em Piatã, na Chapada Diamantina, uma das regiões mais premiadas do Brasil.

Em 2015, o patriarca da família, Antonio Rigno de Oliveira, venceu o certame. Já em 2014 e 2009, o vencedor foi seu genro, Candido Vladimir Ladeia Rosa.
Leia também:

Mulher simula pedido de pizza para denunciar violência doméstica na BA

Ufba anuncia processo seletivo com mais de 50 vagas para professor

Bebê de um ano morre após ser atropelado enquanto brincava com família

Blogueiro é preso suspeito de extorsão de menor de idade na Bahia
Segundo o evento, a altitude, o clima favorável e o manejo são pontos que favorecem o produto baiano. Em 2022, o café especial adquiriu a pontuação de 91,41 em uma escala de 0 a 100.
Cafeteria Rigno é tetracampeã no 'Oscar do Café'
A Cafeteria Rigno já conquistou seu espaço na comunidade conquistense há oito anos, tornando-se referência na região. Recentemente a família expandiu os horizontes com a Casa Rigno, instalada em um casarão antigo no centro da cidade.
O novo estabelecimento surgiu inicialmente pela necessidade de alocar a produção da família Rigno, entretanto, pelo fato do espaço ser um patrimônio cultural, logo surgiu a ideia de revitalização, concretizando um sonho de revitalizar, produzir e se conectar com a história local.
Ambos espaços buscam trazer conforto e garantir qualidade nos produtos. Segundo Valentina Rigno, neta do patriarca da família, eles priorizam a inovação do cardápio. "Nós estamos sempre trazendo novidades para o cardápio de acordo com o que pesquisamos em outros lugares, e o que faz sentido para nossos clientes", ressalta.

Como funciona o Cup of Excellence, também conhecido como "Oscar do Café"
O Cup of Excellence é uma das competições mais rigorosas e prestigiadas do mundo cafeeiro. Organizado em diversos países produtores, o concurso avalia cafés por meio de várias rodadas de provas cegas, realizadas por especialistas internacionais.
Apenas os cafés que alcançam notas superiores a 86 pontos em uma escala de 100 podem ser considerados vencedores. O prêmio não só reconhece a qualidade dos grãos, mas também abre portas para que esses cafés sejam vendidos em leilões internacionais a preços muito superiores ao mercado convencional.
Com o tetracampeonato, a Rigno solidifica sua posição como uma das maiores referências de cafés especiais, atraindo tanto turistas quanto connoisseurs do Brasil e do exterior para experimentarem o verdadeiro sabor da Chapada.
O concurso é realizado no Brasil pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Alliance for Coffee Excellence (ACE).

Joana Miranda
Joana Miranda
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
